Proteção Radiológica  |  PRAC  |  Avaliação Ambiental  |  Licenciamento Ambiental  |  PRTR  |  Emissões Atmosféricas  |  Qualidade do Ar Ambiente  |  Térmitas  |  Ruído  |  Extracção de Inertes



Destaques
 
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios de Implementação do PRTR na RAA
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
IRERPA 2019
Pedreira das Fajãs
Fontes radioativas seladas
Controlo de fontes radioativas
 
Relatório de Avaliação Preliminar dos Metais Pesados e B(a)P nos Açores


A Direção Regional do Ambiente solicitou à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa um estudo para caracterização dos metais pesados - arsénio (Ar), cádmio (Cd) e níquel (Ni) - e benzo(a)pireno (B(a)P), conforme estipulado pela Diretiva n.º 2004/107/CE, com o objetivo de ser definida a futura estratégia de medição dos níveis destes poluentes no ar ambiente dos Açores.

 

Como resultado verificou-se que os Açores apresentam níveis baixos de concentração de metais pesados no ar em comparação com outras regiões do país.

 

Os índices de concentração de níquel, cádmio, arsénio e benzo(a)pireno encontrados nas amostras recolhidas na Estação de Monitorização da Qualidade do Ar, da ilha do Faial, apresentam concentrações muito reduzidas quando comparadas com o atual valor-alvo para a saúde humana.

 

Segundo a avaliação agora concluída, para os poluentes arsénio, cádmio, níquel e benzo(a)pireno o acompanhamento dos seus níveis no ar ambiente poderá ser feito através de técnicas de modelação (simulação e estimativa das concentrações de poluentes em diversos pontos, com base num conjunto de variáveis base) e/ou estimativa objectiva (técnicas de cálculo que permitem fazer simulações e elaborar previsões a partir da variação dos valores de base. respeitando objectivos de qualidade menos rigorosos que a modelação), dispensado-se medições fixas ou indicativas.

 

Para mais informações relativas aos Relatórios de Qualidade do Ar na Região clique aqui.


Numero de Visitantes
  899536  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

 


15 de outubro de 2019

Bom








 
 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOBIBLIOTECA DIGITALPERGUNTAS FREQUENTESCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE