Alterações Climáticas  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Planclimac
PGRIA2022_2027
Comunicação Anual de Dados GFEE 2023
Relatório da Qualidade do Ar dos Açores ...
 
Relatório de Avaliação Preliminar dos Metais Pesados e B(a)P nos Açores


A Direção Regional do Ambiente solicitou à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa um estudo para caracterização dos metais pesados - arsénio (Ar), cádmio (Cd) e níquel (Ni) - e benzo(a)pireno (B(a)P), conforme estipulado pela Diretiva n.º 2004/107/CE, com o objetivo de ser definida a futura estratégia de medição dos níveis destes poluentes no ar ambiente dos Açores.

 

Como resultado verificou-se que os Açores apresentam níveis baixos de concentração de metais pesados no ar em comparação com outras regiões do país.

 

Os índices de concentração de níquel, cádmio, arsénio e benzo(a)pireno encontrados nas amostras recolhidas na Estação de Monitorização da Qualidade do Ar, da ilha do Faial, apresentam concentrações muito reduzidas quando comparadas com o atual valor-alvo para a saúde humana.

 

Segundo a avaliação agora concluída, para os poluentes arsénio, cádmio, níquel e benzo(a)pireno o acompanhamento dos seus níveis no ar ambiente poderá ser feito através de técnicas de modelação (simulação e estimativa das concentrações de poluentes em diversos pontos, com base num conjunto de variáveis base) e/ou estimativa objectiva (técnicas de cálculo que permitem fazer simulações e elaborar previsões a partir da variação dos valores de base. respeitando objectivos de qualidade menos rigorosos que a modelação), dispensado-se medições fixas ou indicativas.

 

Para mais informações relativas aos Relatórios de Qualidade do Ar na Região clique aqui.


Numero de Visitantes
  1348660  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas


  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE