Proenergia  |  Certificação energética de edifícios  |  Unidades de Produção  |  Mobilidade eléctrica  |  Combustíveis  |  Electricidade  |  Ascensores  |  Eficiência Energética
Destaques
 
Brochura Mobilidade Elétrica
 Mais »
Relatório de Resultados do Programa ProEnergia
 Mais »
Relatório Anual Consumos Energéticos nos Edifícios Públicos
 Mais »
PMEA - Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diploma que regulamenta atribuição de in...
Governo Regional realiza em todo o arqui...
Programa de Eficiência Energética nas IP...
Inaugurado primeiro ponto de carregament...
 

Ponta Delgada 03-12-2019

Governo dos Açores pretende melhorar o desempenho energético dos empreendimentos turísticos


A Diretora Regional da Energia salientou hoje o trabalho desenvolvido tendo em vista o melhoramento do desempenho energético nos empreendimentos turísticos, destacando a campanha de Promoção de Eficiência Energética nos Açores dedicada a estes empreendimentos.

Andreia Carreiro falava, em Ponta Delgada, na abertura de uma ação de sensibilização, organizada pela Direção Regional da Energia, dirigida às unidades que se encontram a participar naquela campanha.

Através desta ação o Governo Regional pretende melhorar o desempenho energético destes empreendimentos por via da capacitação, dinamização e disseminação de boas práticas de eficiência energética, para que possam alcançar uma melhor gestão de energia, proporcionando vantagens ambientais e económicas para os Açores como um todo e para cada um dos intervenientes que as adotem.

Após esta ação de sensibilização, as entidades envolvidas ficam aptas a elaborar e a apresentar uma proposta de plano de eficiência energética que contemple as medidas adequadas à sua realidade, com vista ao aumento da eficiência energética da sua unidade hoteleira.

Andreia Carreiro salientou que os 10 empreendimentos turísticos que apresentarem as propostas de eficiência energética mais promissoras terão acompanhamento técnico na sua implementação.

Recebem também um ponto de carregamento para veículos elétricos para colocarem nas suas instalações, que poderá ser disponibilizado aos colaboradores, hóspedes e visitantes, promovendo, por esta via, a mobilidade elétrica, uma das melhores formas de eficiência energética.

Estas unidades, ao melhorarem o seu desempenho energético e ao disponibilizarem pontos de carregamento, vão ganhar reconhecimento e aumentar, naturalmente, a sua competitividade no mercado, pelo seu posicionamento ambientalmente correto nos serviços que disponibilizam.

Este foi um desafio lançado ao setor, considerando o compromisso do Governo dos Açores em certificar a Região como destino sustentável, preparando todos os intervenientes para que possam dar uma resposta adequada aos desafios vindouros também em matéria de energia, auxiliando-os no cumprimento das metas propostas para a valorização das nossas nove ilhas.

A Diretora Regional referiu ainda que este projeto foi apresentado, como exemplo de boas práticas em curso nos Açores, ao consórcio europeu do projeto ‘RESOR – Supporting energy efficiency and renewable energy in European islands and remote regions’, que pretende promover a eficiência energética e o recurso a fontes de energia limpa na indústria, comércio e serviços, destacando o interesse demonstrado pelas diversas regiões parceiras.

Outras Imagens

Foto 1

Foto 2

Autor: GaCS/DREn

Numero de Visitantes
  717169  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Balcão Virtual

Votação
 
Como avalia o portal da DREn?



 
   

 

HOMEPOLÍTICA ENERGÉTICALEGISLAÇÃOFAQSCOOPERAÇÃO EXTERNACONTACTOSORGANOGRAMA

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE