Proenergia  |  Certificação energética de edifícios  |  Unidades de Produção  |  Mobilidade eléctrica  |  Combustíveis  |  Electricidade  |  Ascensores  |  Eficiência Energética
Destaques
 
Brochura Mobilidade Elétrica
 Mais »
Relatório de Resultados do Programa ProEnergia
 Mais »
Relatório Anual Consumos Energéticos nos Edifícios Públicos
 Mais »
PMEA - Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diretora Regional refere dotação de 1,5 ...
Governo dos Açores incentiva participaçã...
Inaugurado ponto de carregamento rápido ...
Aviso para aumentar eficiência energétic...
 

Diretora Regional destaca aposta do Governo dos Açores na transição energética dos transportes públicos


A Diretora Regional da Energia reiterou a aposta do Governo dos Açores em promover a transição energética nos transportes públicos coletivos de passageiros, avançando que o prazo de candidaturas a apoios para a aquisição destes veículos de base elétrica será prorrogado até ao final do primeiro trimestre de 2020.

Andreia Carreiro falava na sessão de abertura do IX Encontro com a Eficiência Energética que decorreu hoje, na Lagoa, com o objetivo de debater as melhores práticas no setor dos transportes públicos em matéria de energia.

A Diretora Regional aproveitou a ocasião para divulgar o sistema de incentivos disponível para transportes coletivos, através de um Aviso no eixo 4 – Economia de Baixo Carbono, Prioridade de Investimento – do Programa Operacional para os Açores 2020.

Conforme referiu, este sistema de incentivos, ao qual se podem candidatar empresas de transporte coletivo de passageiros, prestadores de serviço na área e administração pública regional e local, pretende apoiar e promover a introdução destes veículos de base elétrica no mercado regional.

O sistema de incentivos em causa dispõe de uma dotação orçamental de dois milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%, sobre o custo total elegível.

“É essencial garantirmos a existência de uma rede de transportes públicos coletivos de passageiros que adote soluções inovadoras e amigas do ambiente, que promovam a atratividade deste serviço e que tenham efeito demonstrativo da mobilidade elétrica junto dos açorianos”, salientou a Diretora Regional.

Segundo Andreia Carreiro, este sistema de incentivos à aquisição ou reconversão é um “importante estímulo à concretização da transição energética no setor dos transportes terrestres, no processo crucial de renovação e modernização destas frotas” com “claras vantagens económicas para estas empresas, alcançadas por via dos benefícios fiscais, aliados a uma poupança significativa de custos de operação, quando equiparados com a opção por veículos movidos a combustíveis fósseis”.

“A adoção da mobilidade elétrica neste setor é um impulso essencial ao desenvolvimento dos Açores, assente numa economia de baixo carbono, por via da redução das emissões de gases com efeito de estufa, que em muito reforça o posicionamento da Região enquanto destino sustentável”, sublinhou.

Outras Imagens
Foto
Autor: GaCS/DREn
Notícias Relacionadas

Mais informações do Aviso nº ACORES-07-2019-21 podem ser consultadas aqui: http://poacores2020.azores.gov.pt/candidaturas/aviso-no-acores-07-2019-21/.


Numero de Visitantes
  749136  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Balcão Virtual

Votação
 
Como avalia o portal da DREn?



 
   

 

HOMEPOLÍTICA ENERGÉTICALEGISLAÇÃOFAQSCOOPERAÇÃO EXTERNACONTACTOSORGANOGRAMA

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE