AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Lisboa 13-03-2019

Governo dos Açores satisfeito com novas regras europeias que protegem agricultores de práticas comerciais desleais


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas considerou hoje que foi dado mais um importante passo, a nível europeu, na defesa do rendimento dos agricultores, através da aprovação de uma diretiva comunitária que os protege de práticas comerciais desleais.

“Em causa está uma maior proteção aos pequenos e médios agricultores, que passam a ter uma maior segurança e suporte legal para defender os seus interesses”, afirmou João Ponte, lembrando que, nos Açores, “esta medida terá impacto positivo, devido ao peso da atividade agrícola na Região”.

O governante destacou que, pela pequena dimensão da Região, os agricultores açorianos estão muito sujeitos à pressão e poder da distribuição, mas agora ganham outra proteção legal, tornando as negociações e o relacionamento muito mais justos.

Na segunda-feira, os eurodeputados votaram, em Estrasburgo, uma nova diretiva da União Europeia que visa assegurar um tratamento justo aos agricultores e pequenas e médias empresas de restauração, que são vulneráveis ao tratamento desleal pelos negócios de maior dimensão, como supermercados ou retalhistas.

João Ponte adiantou que as novas regras vão banir, por exemplo, os pagamentos em atraso por alimentos perecíveis, os cancelamentos de última hora, as mudanças nos contratos unilaterais e retroativas, forçar os fornecedores a pagar pelo desperdício dos produtos e a recusa de contratos escritos, entre outras medidas.

A diretiva inclui outras práticas, como a devolução dos produtos não vendidos aos fornecedores, que apenas serão permitidas se forem claramente pré-acordadas pelas duas partes.

Esta diretiva contra as práticas comerciais desleais terá agora de ser formalmente aprovada pelo Conselho antes de poder entrar em vigor.

Os Estados-membros da União Europeia terão depois 24 meses para introduzi-la nas leis nacionais.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  498390  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE