AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Lisboa 14-03-2019

Açores são um bom exemplo em matéria de segurança alimentar, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Lisboa, que os Açores são um "bom exemplo” em matéria de segurança alimentar, uma área estratégica onde tem sido realizado um grande investimento público ao nível infraestrutural, mas também formativo e de qualificação dos agentes do setor.

“Os Açores têm feito um grande trabalho no que diz respeito ao aumento da segurança alimentar, reconhecido dentro e fora da Região, o que contribui decisivamente para fortalecer a confiança dos consumidores nos produtos agrícolas açorianos”, salientou João Ponte, que falava quarta-feira, à margem da primeira reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP), que foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e contou com representantes de vários ministérios.

João Ponte recordou, como exemplo, o investimento em curso, na atual legislatura, de 15 milhões de euros na modernização da rede regional de abate, a aposta na certificação dos matadouros e na modernização das agroindústrias, bem como a oferta formativa com o objetivo de qualificar e dotar de mais competências os agricultores e os técnicos na área da aplicação de fitofarmacêuticos na agricultura.

O governante apontou também o papel fundamental do Laboratório Regional de Veterinária ao nível da implementação de planos obrigatórios de vigilância, da sanidade, da segurança e da higiene alimentar, tendo realizado, em 2018, mais de 1,2 milhões de análises.

O titular da pasta da Agricultura destacou ainda o potencial que os Açores têm para a produção de produtos biológicos, considerados mais saudáveis, apontando o Plano Estratégico para a Produção em Modo Biológico e os projetos que já estão em curso na Região na área do leite e da carne, para além da produção de hortícolas e frutícolas.

O CONSANP foi constituído com o objetivo de contribuir para a definição de uma visão integrada das matérias relativas à segurança alimentar e nutricional, garantindo a convergência, a coerência, bem como a participação social no âmbito da adoção dos respetivos instrumentos.

O primeiro trabalho que será desenvolvido por esta estrutura será a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que contará com a colaboração do Governo dos Açores. 

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  498230  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE