AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

POSEI tem impulsionado o desenvolvimento da agricultura em Santa Maria, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Santa Maria, que as alterações feitas ao programa POSEI em 2019 visam também proteger as pequenas produções e promover a qualidade, tendo sempre em linha de conta o benefício dos produtores.

“As alterações que temos proposto vão ao encontro das reivindicações do setor, mas, sobretudo, pretendem dar melhores respostas aos desafios que a agricultura tem também aqui em Santa Maria, seja na área da diversificação, da produção de meloa ou da produção de carne”, frisou João Ponte.

O titular da pasta da Agricultura, que falava sexta-feira, em Vila do Porto, na sessão de apresentação das alterações do POSEI 2019, considerou que este programa tem impulsionado o desenvolvimento da agricultura, nomeadamente a produção de carne de bovino.

João Ponte destacou também a importância de ajudas, como os prémios à vaca aleitante e ao abate, para a economia mariense, bem como o prémio aos produtores de ovinos e caprinos, onde este ano houve uma redução do período de retenção dos animais de quatro para três meses consecutivos, permitindo aos produtores fazer uma melhor gestão do número de animais na exploração.

João Ponte referiu ainda que foi criada uma ajuda ao transporte entre as ilhas de jovens bovinos para produtores de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo que exportem animais para abate em São Miguel e Terceira, por forma a incentivar o abate dos animais na Região, com evidentes mais valias para a economia açoriana.

Na sua intervenção, apontou também o caso da ajuda à produção de hortofrutícolas, em que foi acrescentado um suplemento no valor de 10% para as áreas aprovadas com Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou com Denominação de Origem Protegida (DOP), o que em Santa Maria tem importância devido à produção de meloa.

Antes desta sessão de esclarecimento sobre o POSEI, o Secretário Regional da Agricultura reuniu com a Direção da Associação de Agrícola de Santa Maria, que tem sido um importante parceiro do Governo dos Açores, tendo sido analisadas questões como a contratação de um médico veterinário para alargar e melhorar os serviços prestados aos associados.

Foi também abordada a necessidade de criar em Santa Maria um centro de acabamento de bovinos de carne, um projeto que será financiado através do PRORURAL+, bem como as lacunas existentes em termos de acessibilidades agrícolas.

João Ponte afirmou que avança este ano a primeira fase da obra do Caminho Rural do Facho e do Caminho do Fundo, para além de diversas intervenções em outros caminhos agrícolas, salientando que o Governo Regional procura responder positivamente às preocupações manifestadas pelo setor agrícola em Santa Maria, assim como nas restantes ilhas do arquipélago.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  498252  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE