AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santa Cruz da Graciosa 02-02-2019

Graciosa tem condições para aumentar a produção de alho, afirma Diretor Regional da Agricultura


O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, na Graciosa, que há condições para produzir mais alho nesta ilha, tirando melhor partido das infraestruturas existentes e do apoio técnico, para valorizar mais uma produção tradicional, responder às exigências do mercado e dos consumidores.

“Trata-se de um produto com caraterísticas qualitativas intrínsecas ligadas às condições locais de solo, de clima, do modo de produção e da sua base genética, que lhe dão propriedades olfativas e gustativas muito agradáveis e intensas”, referiu José Élio Ventura, acrescentando que o alho da Graciosa resulta do “saber de muitos anos, adquirido por via de muita experiência de vida, que não deve ser esquecida, mas que tem de ser ajustada aos novos tempos e às exigências dos mercados”.

José Élio Ventura falava no encerramento do 1.º Festival do Alho da Graciosa, organizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Santa Cruz, Adega Cooperativa e SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.

“Este deverá ser o momento para conseguirmos uma viragem e um novo ponto de partida para a produção, transformação e promoção deste produto, que possui uma excelente reputação a nível local e nas ilhas mais próximas”, frisou José Élio Ventura, para quem importa aproveitar a associação do alho à ‘Marca Açores’ para dar a este produto uma nova dimensão, quer regional, quer nacional.

Para o Diretor Regional, devem ainda ser consideradas outras estratégias, como a produção de alho em modo biológico ou o facto de ser produzido numa Reserva da Biosfera, o que lhe pode permitir ostentar o símbolo de produto da ‘Biosfera Açores’.

Paralelamente, pode e deve avançar o reconhecimento e a proteção da designação ‘Alho da Graciosa’ como Indicação Geográfica Protegida, considerando a sua homogeneidade, caraterísticas e identidade próprias.

“Esta denominação pode constituir uma proteção, trazer mais valias aos produtores, melhorando o seu rendimento, promovendo novas oportunidades de negócio e contribuindo para o crescimento e modernização da economia da ilha”, disse José Élio Ventura.

No final do ano passado existiam na Graciosa cerca de uma dezena de produtores de alho, numa área aproximada de sete hectares, com uma produção de cerca de 25 toneladas.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499890  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE