AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 11-02-2019

Açores têm grande potencial ao nível da agricultura biológica, afirma Diretor Regional do Desenvolvimento Rural


O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou hoje que os Açores têm um grande potencial para crescer no modo de produção biológico, contribuindo, assim, para o aumento da valorização dos produtos, para tornar as explorações mais competitivas, rentáveis e, ao mesmo tempo, para a preservação ambiental.

“A agricultura biológica é um caminho que os nossos agricultores já começaram a trilhar ao nível do leite, da carne e da diversificação agrícola, mas podemos ir mais além. A Região possui condições excecionais para continuar a desenvolver a produção biológica”, frisou Valter Braga.

O Diretor Regional falava, em Ponta Delgada, no final de um encontro com um grupo de estudantes franceses do curso de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Produção Sustentável que estão a realizar uma visita de estudo aos Açores.

Valter Braga salientou que a agricultura nos Açores tem feito um processo de transformação, qualificação e modernização notável, considerando que o setor terá um futuro sustentável e rejuvenescido.

“A aposta na produção biológica é uma tendência internacional a que os Açores não estão alheios e que constitui uma excelente forma dos agricultores melhorarem o seu rendimento”, afirmou, apontando, como exemplo, que já existem na Terceira e em São Miguel produtores que enveredaram pelo leite biológico, recebendo mais por isso.

O Diretor Regional destacou também que será posto em execução este ano o Plano Estratégico da Agricultura Biológica, o que permitirá expandir as áreas de produção e a oferta de produtos agrícolas e agroalimentares, com benefícios ambientais, de saúde e também como uma oportunidade de valorização das produções, ao mesmo tempo que serão concluídos um conjunto de estudos estratégicos em áreas como a horticultura ou a fruticultura.

“Produzir com mais qualidade, apostando em produtos diferenciadores, que tragam maior valor acrescentado, e conquistar novos mercados são metas permanentes quando falamos na agricultura dos Açores”, salientou Valter Braga, acrescentando que estes desafios podem ser alcançados pelos agricultores de todas as ilhas dos Açores.

Relativamente à visita de estudo dos alunos franceses, Valter Braga manifestou satisfação por os receber, frisando que os Açores têm muito para mostrar em matéria agrícola, seja ao nível do desenvolvimento e modernização em curso, mas também pelos projetos empreendedores que jovens agricultores têm vindo a implementar.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500211  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE