AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Madalena 25-09-2018

Governo dos Açores está fortemente empenhado em melhorar abastecimento de água à lavoura no Pico


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, na Madalena, que o Governo dos Açores está fortemente empenhado em melhorar a captação, o abastecimento e o armazenamento de água à lavoura no Pico, ilha onde já foram e vão continuar a ser feitos investimentos neste domínio.

“Devido às suas caraterísticas hidrogeológicas e condições orográficas, a ilha do Pico apresenta desafios maiores ao nível da captação, distribuição e armazenamento de recursos hídricos", frisou João Ponte, assegurando que "o Governo dos Açores tem procurado encontrar as melhores soluções para cada situação e vai continuar a investir nos três concelhos da ilha”.

O titular da pasta da Agricultura foi hoje ouvido pela Comissão de Economia  da Assembleia Legislativa sobre um projeto de resolução apresentado pelo PSD que visa o aumento da capacidade de aproveitamento, reserva e distribuição de água para a agropecuária.

João Ponte referiu que, no caso do concelho da Madalena, onde o abastecimento de água, quer à população, quer à lavoura, é proveniente na totalidade da bombagem de água subterrânea, a entrada em funcionamento no próximo ano do novo furo do Cabeço Pequeno será de grande importância, pois vai permitir disponibilizar diariamente 840 mil litros de água, um valor que supera as necessidades diárias de consumo de água pela pecuária na ilha do Pico.

Relativamente ao concelho das Lajes do Pico, o governante salientou a obra de ampliação e impermeabilização da Lagoa do Paúl, que vai beneficiar uma área de 300 hectares e 40 explorações agrícolas, e permitirá armazenar seis milhões de litros de água.

“Todos estes investimentos são importantes, mas o Governo Regional reconhece que é preciso mais e é neste sentido que está já a trabalhar”, garantiu João Ponte, acrescentando que, por vezes, é preciso dar resposta imediata a situações imprevisíveis, como é o caso da situação da seca prolongada que se ocorreu este ano, mas a atenção do Governo está sobretudo centrada nos investimentos a realizar no médio prazo para garantir a sustentabilidade deste importante recurso para o setor agrícola.

Neste sentido, o Secretário Regional anunciou que já se iniciou um estudo, da responsabilidade da IROA, para o aumento da capacidade de aproveitamento, reserva e distribuição de água para a agropecuária na ilha do Pico, que contará com a colaboração das câmaras municipais, da associação agrícola e de peritos da Universidade dos Açores na área da Hidrologia, que deverá estar concluído até junho de 2019.

Por outro lado, recordou que o Governo dos Açores já tinha dado instruções à IROA para proceder a uma avaliação sobre as necessidades de água para o abastecimento às explorações agrícolas em ilhas como São Miguel, Santa Maria, Pico e São Jorge, bem como implementar um plano de ação com investimentos para a próxima década, de modo a garantir a contínua disponibilidade deste importante recurso.

Quanto à pretensão do PSD de construção ou instalação de equipamentos e infraestruturas para armazenamento de água na Serra das Velhas, no concelho da Madalena, João Ponte referiu que, de acordo com os estudos preliminares da IROA, não é viável a execução de um investimento neste local.

“Não existem nesta zona linhas de água, nem uma bacia hidrográfica, nem nascentes que garantam a existência de água em permanência, dada a inexistência de escorrências permanentes de água ou de caudais torrenciais resultantes da precipitação, não sendo assim suficiente para manter uma lagoa artificial”, afirmou o Secretário Regional.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500812  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE