AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 25-09-2018

Governo dos Açores completa ciclo de sessões informativas sobre controlo de roedores na ilha do Corvo


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, termina hoje, no Corvo, o ciclo de sessões informativas sobre controlo integrado de roedores que foram iniciadas em fevereiro, na ilha de São Miguel.

Com este evento no Corvo conclui-se o périplo pelos 19 concelhos dos Açores, conforme foi previamente decidido com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, no sentido de encontrar solução conjuntas e integradas de controlo e erradicação desta praga.

Para atingir um combate efetivo é absolutamente necessário que cada organismo interveniente afete os recursos humanos, materiais e financeiros que pode disponibilizar, em função das respetivas áreas de competência.

Para hoje, na ilha do Corvo, está agendada uma sessão durante a manhã com alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, com o objetivo de transmitir aos mais novos boas práticas de controlo e erradicação de roedores.  

À noite, pelas 20H30, terá lugar, no Centro de Dia de Santa Casa da Misericórdia do Corvo, uma sessão aberta a toda a população, tendo como oradora a médica veterinária Sofia Borrego, técnica da Direção Regional da Agricultura.

Pretende-se com as duas sessões explicar conceitos, a razão pela qual é importante controlar as espécies de roedores e como se deve atuar perante a presença destes animais.

Para o controlo efetivo e duradouro dos roedores é necessária a aplicação de um conjunto de medidas direcionadas não só à praga, mas também ao meio ambiente, o que implica uma atuação concertada entre o Governo Regional, as autarquias e a população.

Neste âmbito, encontra-se disponível um 'spot' publicitário sobre controlo de roedores, que está permanentemente online no Portal do Governo Regional (www.azores.gov.pt), nas redes sociais e que já foi exibido na RTP/Açores.

O Governo dos Açores tem cumprido, assim, o seu papel ao nível da difusão do conhecimento sobre estas matérias para que se consigam os melhores resultados no controlo destas espécies.

Desde final de 2017 encontra–se disponível no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Corvo rodenticida para distribuição gratuita pelos agricultores, em função das suas necessidades.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500892  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE