AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Velas 15-10-2018

Governo dos Açores congratula-se com auditoria brasileira ao setor dos lacticínios no país


O Diretor Regional da Agricultura afirmou que a auditoria das autoridades brasileiras ao setor dos lacticínios em Portugal, que prosseguiu hoje na ilha de São Jorge, resulta de várias diligências das autoridades regionais e nacionais para que possa ser desbloqueado o embargo aos produtos lácteos açorianos, que vigora desde 2015.

“Esta auditoria decorre de várias e insistentes diligências do Governo dos Açores, do Ministério da Agricultura, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, dos Deputados da Assembleia da República e do eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos”, afirmou José Élio Ventura, que acompanhou a auditoria realizada por dois médicos veterinários brasileiros na fábrica da Uniqueijo, no concelho das Velas.

José Élio Ventura adiantou que a missão brasileira vai auditar durante esta semana outras unidades fabris nos Açores, nomeadamente na ilha de São Miguel, tais como a Unileite, Insulac e a Bell.

“Esta missão brasileira tem por objetivo avaliar os mecanismos de controlo das autoridades portuguesas em relação às unidades de processamento e fabrico de produtos lácteos, os seus mecanismos de rastreabilidade, no sentido de assegurar que os produtos ali produzidos cumprem as exigências higio-sanitárias, de saúde pública e de segurança alimentar das autoridades brasileiras”, frisou.

O Diretor Regional reconheceu que, num passado recente, os volumes de exportação de produtos lácteos dos Açores para o Brasil não foram muito significativos, mas salientou que todas as oportunidades de negócio devem ser aproveitadas, pois contribuem para valorizar os produtos lácteos açorianos, deixando mais receita e mais rendimento a quem exerce a sua atividade, quer na transformação, quer na produção de leite.

José Élio Ventura salientou que, no caso concreto do Queijo de São Jorge, classificado como Denominação de Origem Produzida (DOP), já existem vários contactos estabelecidos com operadores brasileiros interessados em vender este produto.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499787  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE