AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Angra do Heroísmo 12-11-2018

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios, apostando na redução de custos nas explorações e na valorização das produções


O Diretor Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada vez mais, na valorização das suas produções e na redução de custos nas explorações, de modo a melhorarem os proveitos e dependerem menos dos apoios ao rendimento.

“O caminho a seguir passa por continuar a melhorar o efetivo genético, reduzir a dependência de alimentos importados, por forma a aumentar o lucro da atividade e depender menos dos apoios ao rendimento”, frisou José Élio Ventura, na palestra sobre o tema 'A seca, a lavoura, as dificuldades e as ajudas – ser agricultor é mais do que uma profissão – é uma missão', organizada pelo Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira.

José Élio Ventura reconheceu que os agricultores têm uma vida laboriosa, em que é preciso espírito de sacrifício e grande capacidade de dedicação, mas destacou que os agricultores açorianos “gostam muito do que fazem”.

“É justo reconhecer que, com o passar do tempo, as condições de trabalho foram melhorando bastante, através da mecanização associada a todo um processo de modernização que está em curso, o que tem tornado a vida do agricultor bastante mais funcional”, afirmou.

Para José Élio Ventura, a missão dos agricultores passa por produzir mais alimentos saudáveis, de acordo com as boas práticas agrícolas e salvaguardando o bem-estar animal, aspetos que importam e dizem muito a um número de consumidores cada vez maior.

“Nos Açores, temos condições excecionais para produzir produtos amigos do ambiente, funcionais e biológicos, desde logo porque temos animais que, na sua esmagadora maioria, pastam 365 dias ao ar livre”, salientou o Diretor Regional, que enalteceu o papel dos agricultores açorianos na salvaguarda do meio ambiente, da natureza e do ordenamento do território.

O Diretor Regional disse ainda que a profissão de empresário agrícola tem futuro assegurado, até porque “em muitos fóruns é sempre destacado que as necessidades alimentares estão a crescer, face ao aumento da população mundial”.

Relativamente aos efeitos da seca que assolou este ano os Açores, José Élio Ventura salientou que os prognósticos mais pessimistas em relação à produção de leite e carne não se confirmaram.

“Na Terceira, a produção de leite cresceu mais de 3%, em linha com o resto dos Açores. Também os abates de bovinos, nos primeiros 10 meses deste ano, aumentaram 10% na Terceira e 11% nos Açores”, revelou o Diretor Regional, admitindo que este último indicador possa ter a ver, em parte, com a necessidade de reduzir algum encabeçamento nas explorações devido à seca.

José Élio Ventura referiu também que o setor da carne “tem um longo caminho a percorrer”, sendo necessário continuar a melhorar a qualidade do efetivo de vocação de carne, obter carcaças de melhor conformação e prosseguir para produtos da denominada quarta geração, indo ao encontro das necessidades do mercado, e criar mais valor e rendimento para toda a fileira, particularmente para os produtores de carne".

O Diretor Regional manifestou ainda estranheza quanto à diferenciação do preço da carne que continua a existir entre os Açores e o continente, que, apesar da evolução verificada, “não é totalmente justificável pelo Atlântico que nos separa”.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500248  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE