AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 13-11-2018

Diretor Regional da Agricultura destaca importância das sociedades de garantia mútua para os investimentos no setor agroindustrial


O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as sociedades de garantia mútua têm permitido a realização de investimentos indispensáveis à sustentabilidade do setor agrícola, à inovação e ao aumento do valor acrescentado das produções açorianas.

“Para prosseguir na senda da sustentabilidade e acrescentar valor é absolutamente indispensável o acesso ao crédito, em condições adequadas aos investimentos e aos ciclos de atividade das empresas”, frisou José Élio Ventura, que falava no fórum Conversas de Agricultura.

Nesta iniciativa promovida pela Sociedade de Garantia Mútua Agrogarante, José Élio Ventura disse que, por vezes, “nem todas as soluções que pretendem acrescentar valor ao produto, particularmente as mais inovadoras, de grande audácia e de maior risco, são opções de sucesso imediato, de completo êxito e de lucro absoluto”.

“Por vezes, é preciso dar tempo. É necessário reajustar a estratégia e redefinir os objetivos, mas nunca desanimando ou desistindo”, salientou o Diretor Regional, frisando, no entanto, que o investimento público e privado realizado tem sido “muito significativo e tem criado um clima de confiança no futuro da agricultura” dos Açores.

Para José Élio Ventura, falar em sustentabilidade na agricultura é falar em criar rendimento, acrescentar valor, gerar emprego, promover riqueza e contribuir para a coesão social e territorial, sem nunca descurar o ambiente e a paisagem.

“Uma agricultura ambientalmente sustentável traz muitos milhões de euros à Região”, afirmou, acrescentando que são milhares os turistas que visitam os Açores pela paisagem, pelo espaço rural e que “se tornam potenciais consumidores e embaixadores das produções regionais, sempre certificadas e comprovadas pela natureza”.

Perante os bons indicadores de crescimento e desenvolvimento do principal setor da economia açoriana, José Élio Ventura disse que a banca e as instituições financeiras com atividade na Região não têm ficado alheias, pois “rapidamente perceberam as oportunidades de negócio que existem”.

“É reconhecida e visível a grande e célere aproximação destas instituições ao setor primário regional, muito particularmente à agropecuária e à agroindústria”, frisou o Diretor Regional.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500217  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE