AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

São Roque do Pico 18-05-2018

Governo dos Açores quer uma PAC que garanta o crescimento da agricultura, a melhoria do rendimento e o reforço do desenvolvimento económico e da coesão social


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a futura Política Agrícola Comum (PAC) tem que continuar a garantir o crescimento da agricultura, a melhoria do rendimento e o reforço do desenvolvimento económico e da coesão social nos Açores.

“No caso particular da ilha do Pico, há um grande potencial agrícola que importa continuar a promover para garantir a sustentabilidade, uma maior competitividade e, por essa via, assegurar um melhor rendimento a todos os agentes envolvidos no setor”, salientou João Ponte, que falava quinta-feira num debate sobre 'Desafios da Agricultura na ilha do Pico e o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020', organizado pela Associação Agrícola da Ilha do Pico.

João Ponte frisou que há importantes desafios a vencer no futuro, desde logo garantir a sustentabilidade da fileira do leite, mas também uma maior valorização da fileira da produção de carne de bovino, o crescimento da viticultura, a modernização das infraestruturas e o abastecimento de água.

“Se falarmos do setor da carne e se somarmos a receita bruta da produção de carne, com as ajudas do POSEI e do PRORURAL+ pode representar para o Pico mais de 20 milhões de euros, o que demonstra bem a importância desta fileira para a economia do Pico", frisou.

Promover a passagem da exportação em carcaças para carne embalada e em formato final de consumo, estimular a organização da produção e reduzir segmentos na cadeia comercial são aspetos a melhorar que, segundo João Ponte, vão exigir “uma maior profissionalização da gestão dos processos associados à fileira da carne”.

Relativamente ao setor do leite, o Secretário Regional desafiou os produtores do Pico a acompanharem o esforço de inovação por parte da Leite Montanha, a produzirem mais leite e de melhor qualidade, de modo a tornar esta cooperativa mais competitiva para ter condições para pagar melhor o leite aos produtores.

Depois do bom aproveitamento do programa VITIS pelos agricultores na recuperação de áreas para a produção de vinho, João Ponte considerou que agora o grande desafio passa pela sustentabilidade desta importante atividade e pela valorização da produção.

“Sabemos que é uma atividade que exige muita mão de obra, que tem custos e que é fundamental, depois deste grande esforço de transformação que se registou nos últimos anos, garantir que esta fileira tenha futuro, seja sustentável e geradora de mais riqueza e postos de trabalho”, considerou João Ponte.

Para o titular da pasta da Agricultura, é necessário que a PAC pós 2020 tenha “um orçamento robusto, que consiga corresponder aos desafios da agricultura no Pico e em toda a Região, proporcionando meios financeiros suficientes para estes mesmos desafios”.

“Vamos trabalhar até ao limite das nossas competências para que isso ocorra, apesar de haver um longo caminho a percorrer”, afirmou João Ponte, acrescentando que quer acreditar que não haverá uma redução do orçamento do POSEI, até porque o Presidente da Comissão Europeia disse há poucos meses: “vamos prosseguir com os programas POSEI para a agricultura, não pretendo reduzi-los e corrigi-los”.

Perante cerca de uma centena de agricultores e dirigentes associativos no Pico, João Ponte defendeu uma PAC que acautele o apoio à agricultura em zonas com desvantagens naturais e à manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, e que reforce medidas que privilegiem a adoção de modos de produção que façam uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Por outro lado, importa ter uma PAC que continue a disponibilizar recursos que privilegiem investimentos que aumentem a produtividade, a modernização das explorações, a inovação da indústria e das infraestruturas, que reforce medidas de apoio à produção em modo biológico e garanta mais meios para que a diversificação agrícola cresça.

João Ponte considerou ainda que é necessário ter uma PAC pós 2020 que melhore o regime de apoio à primeira instalação e que garanta a renovação geracional, com a possibilidade de atribuição de incentivos adequados que facilitem a saída das gerações com mais idade, facilitando, assim, a transferência da terra.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499914  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE