AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

João Ponte desafia jovens marienses a apostarem mais no setor agrícola


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte destacou a importância económica da Agricultura na ilha de Santa Maria e desafiou os jovens a apostarem mais neste setor de atividade, que é gerador de emprego e riqueza.

“Estamos a desenvolver o Programa Jovem Agricultor, de modo a facilitar a entrada de jovens no setor agrícola regional, consolidando o rejuvenescimento que se tem registado e assegurando, simultaneamente, a sua sustentabilidade a longo prazo”, afirmou João Ponte, na inauguração da 1ª Bienal Agro Comercial em Santa Maria.

O governante referiu que, só no último ano, a receita bruta primária do setor agrícola em Santa Maria, incluindo as ajudas comunitárias foi superior a 4,2 milhões de euros.

“Este valor expressa bem, a necessidade dos diferentes parceiros do setor trabalharem de forma articulada para garantir a sustentabilidade da agricultura, na certeza que ao fazermos estamos a contribuir para o desenvolvimento e para o futuro dos Açores e neste caso particular, o futuro de Santa Maria”, disse João Ponte, acrescentando que “ser agricultor exige resiliência e vontade de vencer múltiplos desafios” e que o Governo Regional tem trabalhado para que a Agricultura seja “cada vez mais valorizada e apelativa”.

À semelhança do todo regional, na ilha de Santa Maria a fileira da carne assume “uma importância crescente”, disse João Ponte, destacando que “nos últimos anos esta fileira tem registado uma evolução muito significativa em termos infraestruturais, de qualidade, do número de abates, bem como do rendimento gerado”.

“Exemplo disto é o projeto de certificação dos matadouros, que contribuirá para aumentar a competitividade do setor da carne de bovino produzida na Região, dando assim resposta a clientes exigentes e a consumidores cada vez mais bem informados”, considerou João Ponte.

Também ao nível da diversificação agrícola tem registado um crescimento notável, sendo o POSEI um instrumento estratégico para assegurar um crescimento sustentável nas áreas da horticultura, floricultura, fruticultura e da vitivinicultura.

“Registamos com satisfação o esforço da Agromariensecoop em apostar no aumento da área de produção de meloa IGP de Santa Maria, cuja qualidade faz com que a procura no mercado tenha sido sempre superior à oferta, o que garante o seu escoamento”, disse.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas recordou, que nos Açores, os desafios da Agricultura são maiores, fruto das condicionantes geográficas, climáticas, da reduzida dimensão das explorações e do mercado interno, sendo que para ultrapassá-los tem de haver “mobilização de todos os envolvidos no setor, união e determinação”.

Além de prosseguir o processo de desenvolvimento e modernização, redução de custos de produção, apostar na inovação e valorização das produções, João Ponte disse ser importante conseguir melhorar a proposta orçamental da Política Agrícola Comum (PAC) 2021-2027, no que se refere ao POSEI e ao Programa de Desenvolvimento Rural, que está neste momento em fase de negociação entre Estados-Membros.

Para o governante a 1ª Bienal Agro Comercial, que decorre até domingo, conseguiu “juntar vontades, congregar sinergias, sendo um bom exemplo de cooperação de diferentes entidades que têm um objetivo central e comum – estarem ao serviço dos Marienses e contribuírem para o desenvolvimento económico e social da ilha de Santa Maria”.

“Este é o momento certo para mostrar a importância do setor agrícola para a economia de Santa Maria, a capacidade instalada na ilha e o bom trabalho que tem sido feito em prol do desenvolvimento da mais importante atividade económica da Região”, considerou João Ponte.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500816  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE