AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 27-07-2018

Postos de Atendimento Agrícola nos Açores prestam serviço de proximidade e de grande utilidade aos agricultores, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte revelou, na inauguração do Posto de Atendimento Agrícola das Sete Cidades, que foram realizados nos Postos de Atendimento Agrícola dos Açores perto de 200 mil movimentos em 2017, o que dá nota da importância para os agricultores dos serviços prestados nestes postos, que são de proximidade e de grande utilidade e que facilitam a vida aos agricultores, nas mais diversas dimensões relacionadas com a atividade agrícola.

“Este serviço agora inaugurado é mais um passo que damos no apetrechamento e modernização do setor agrícola nos Açores. Seja numa grande freguesia, seja nas Sete Cidades, os agricultores têm direito às mesmas oportunidades de acesso a este tipo de serviços de proximidade, e é também por esta razão que se justifica a abertura deste Posto Agrícola”, considerou João Ponte.

O governante açoriano anunciou, ainda, que em agosto, será lançado o concurso público para a remodelação do caminho agrícola dos Arrebentões, um investimento de 500 mil euros.

Trata-se de um caminho agrícola com uma extensão de 1,2 quilómetros, com uma forte inclinação, de difícil acesso e muito utilizado por agricultores, nomeadamente quando fazem a mudança do gado de terrenos em zonas mais baixas para outros localizados em zonas mais altas.

O caminho dos Arrebentões é também cada vez mais frequentado por turistas que procuram descobrir recantos da freguesia e outras vistas para as lagoas das Sete Cidades.

Na freguesia das Sete Cidades, onde estão registados 1759 animais, há cerca de uma centena de agricultores, dos quais 40 são produtores de leite, que ficam a partir de agora com a vida facilitada com a abertura deste Posto de Atendimento Agrícola, que corresponde ao cumprimento de um compromisso do Governo Regional, de uma pretensão da Junta de Freguesia e dos agricultores.

Nos Postos de Atendimento Agrícola é possível receber apoio técnico para a realização de tarefas administrativas a que os produtores estão legalmente obrigados, como sejam os registos de movimento (compra, venda, abate, nascimento e óbito de animais) e a emissão de guias de transporte.

Além disso, podem ser efetuadas candidaturas, por exemplo, ao Programa de Apoio à Modernização Agrícola e Florestal (PROAMAF), criada a identificação do beneficiário, atualizar parcelares e emitir passaportes para os animais.

Os Açores têm, presentemente, mais de quatro dezenas de Postos de Atendimento Agrícola localizados em sedes de cooperativas, Juntas de Freguesia e nos Serviços de Desenvolvimento Agrário de várias ilhas.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  498220  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE