AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santa Cruz da Graciosa 11-07-2018

João Ponte destaca trabalho que tem sido feito na recuperação de vinhas e na produção de vinhos de excelência


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, o trabalho que tem sido feito nos Açores ao nível da recuperação de vinhas e na produção de vinhos de grande qualidade e excelência, um setor com grande potencial de crescimento em várias ilhas.

“Tem sido feito um grande trabalho de recuperação de vinhas aqui na ilha Graciosa, que tem um grande potencial para continuar a crescer em termos de área, mas também no Pico, na Terceira, no Faial e em São Miguel, em virtude do aproveitamento do programa VITIS", afirmou João Ponte.

"O trabalho dos produtores nos Açores é notável, de grande responsabilidade e tem permitido à Região produzir vinhos de excelência, de grande qualidade, reconhecidos por especialistas e muito apreciados pelos consumidores”, acrescentou o titular da pasta da Agricultura no final de uma visita à vinha de um produtor graciosense candidato ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha.

No segundo dia da visita estatutária à Graciosa, João Ponte destacou que os vinhos dos Açores têm sido alvo de uma valorização muito grande nos últimos anos, fruto da aposta que tem sido feita no setor, no envolvimento de enólogos de referência, o que tem permitido melhorar o rendimento dos produtores e dar sustentabilidade futura a esta atividade.

O Secretário Regional salientou que o Executivo tem disponibilizado um conjunto de instrumentos que têm sido fundamentais para o desenvolvimento deste setor, desde logo o POSEI, que tem permitido alocar verbas muito significativas para a ajuda à manutenção da vinha.

“É uma ajuda que tem vindo a crescer ano após ano, face ao crescimento das áreas candidatadas. Na proposta enviada aos parceiros do setor na última semana há um reforço muito significativo na dotação”, adiantou o governante, acrescentando que produzir vinha em currais tem custos muito significativos.

João Ponte afirmou que, caso não fosse feito o reforço orçamental, “haveria um rateio muito considerável nesta ajuda e um conjunto de cerca de 60 produtores, com produção de vinha certificada como Identificação Geográfica (IG), não receberiam qualquer valor”, em virtude de ter sido excedido o limite orçamental disponível para 2017.

A resolução que concede um apoio regional complementar, até 255 mil euros, para a ajuda à manutenção da vinha aos produtores que se candidataram ao POSEI em 2017 será ainda hoje discutida na reunião do Conselho do Governo que terá na ilha Graciosa.

Por outro lado, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que, nos primeiros seis meses do ano, já foram pagos nos Açores cerca de 1,2 milhões de euros a uma centena de projetos aprovados no âmbito do VITIS.

“Estes números mostram o grande dinamismo que continua a existir neste setor, o que irá permitir que no futuro possamos ter maiores áreas de produção, maiores produções e melhores rendimentos para os produtores”, disse João Ponte, acrescentando que, só “nos últimos três anos, foram apoiados na ilha Graciosa 17 produtores, com uma área total de 11,45 hectares”.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499902  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE