AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Santa Cruz da Graciosa 10-07-2018

Governo dos Açores vai apoiar a melhoria genética de cerca de 200 bovinos na ilha Graciosa


O Secretário Regional da Agricultura afirmou hoje que o Governo dos Açores vai apoiar os agricultores da ilha Graciosa a acelerar o melhoramento genético dos seus efetivos bovinos, através da inseminação artificial com sémen sexado, num investimento de 10 mil euros que se estima que abranja cerca de duas centenas de animais.

“Este é um contributo direto que o Governo dos Açores dá para o melhoramento genético do efetivo bovino das explorações leiteiras da Graciosa, contribuindo para melhorar o rendimento das explorações e correspondendo à manifestação de interesse por parte dos agricultores, que as associação representativas têm transmitido ao Executivo”, salientou João Ponte, que falava à margem da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Associação de Agricultores da Graciosa e a Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.

No primeiro dia da visita estatutária do Governo Regional à Graciosa, o titular da pasta da Agricultura acrescentou que será comparticipada a primeira inseminação artificial com sémen sexado de cada novilha, um processo que contará com o apoio técnico da cooperativa UNICOL.

João Ponte adiantou que serão inseminadas fêmeas de 15 a 18 meses de idade, com, pelo menos, 350 quilos, porque há uma maior taxa de sucesso.

“Esta medida insere-se na estratégia do Governo dos Acores de melhorar a rentabilidade das explorações leiteiras e, por outro lado, é uma medida que visa salvaguardar o elevado estatuto sanitário que existe na Região e, em particular, na ilha Graciosa”, disse João Ponte.

Nesse sentido, salientou que a Graciosa está abrangida pelo estatuto de ilha oficialmente indemne de Brucelose, Tuberculose e Leucose.

O governante afirmou ainda que, com as inseminações artificiais que serão feitas, será possível obter uma “descendência de elite”, proporcionando melhores resultados e rendimentos aos agricultores da ilha Graciosa.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499899  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE