AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Horta 20-02-2018

João Ponte rejeita falência técnica de 60% das explorações agrícolas, alertando que tais afirmações colocam em causa a credibilidade do setor


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas negou hoje, na Horta, que 60% de explorações agrícolas nos Açores estejam em falência técnica, considerando que afirmações desta natureza são irresponsáveis e colocam em causa a credibilidade do setor.

“É falso e, dito desta forma por alguém que tem responsabilidades políticas, põe em causa a credibilidade da gestão dos nossos agricultores, afeta a imagem do setor agrícola e até pode agravar o risco em eventuais operações de financiamento bancário”, afirmou João Ponte, numa intervenção na Assembleia Legislativa durante o debate promovido pelo Governo dos Açores sobre 'A União Europeia pós 2020'.

João Ponte reconheceu que os rendimentos dos agricultores não são os desejáveis, mas daí a afirmar-se que 60% das explorações agrícolas nos Açores estão em falência técnica, como fez hoje o PSD, “vai uma grande distância”.

Na sua intervenção no plenário, salientou que o Governo dos Açores propôs na última reunião do Centro Açoriano do Leite e Lacticínios (CALL), realizada na semana passada, avançar com um estudo que avalie a sustentabilidade das explorações agrícolas açorianas.

João Ponte sublinhou, por outro lado, que o Governo Regional tem defendido sempre, “sem hesitações e sem contradições”, a necessidade imperativa de adequar os envelopes financeiros no âmbito da Política Agrícola Comum às Regiões Ultraperiféricas, em geral, e aos Açores, em particular.

O Secretário Regional disse ainda que, no caso particular dos Açores, "a PAC tem uma importância acrescida” e que a Região deve continuar a ser compensada devido à sua situação arquipelágica, clima, distância dos mercados, dimensão das explorações, fatores que se traduzem em sobrecustos de produção.

O governante frisou que, internamente, o Executivo regional tem feito o seu trabalho, em parceria com os parceiros sociais, tendo concluído em dezembro um documento que identifica e aponta soluções às entidades nacionais e europeias relativamente à agricultura, florestas e desenvolvimento rural para os Açores, que já foi entregue ao ministro português da Agricultura e em Bruxelas.


GaCS/RM


Numero de Visitantes
  500272  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE