AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ribeira Grande 11-12-2018

Governo cria novos programas para reforçar diversificação agrícola nos Açores, anuncia Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo anunciou hoje, no concelho da Ribeira Grande, três programas que serão implementados em 2019 com o objetivo de valorizar e reforçar o ritmo de crescimento que se verifica na diversificação agrícola nos Açores.

“Temos feito um trajeto, nos últimos anos, bastante significativo. De 2015 a 2018, a área afeta à diversificação agrícola, incluindo a horticultura, a fruticultura e a floricultura, cresceu cerca de 40 por cento”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter visitado a exploração hortícola da jovem agricultora Cláudia Ledo, que recebeu um apoio do ProRural+ de cerca de 500 mil euros e que permitirá, após a conclusão dos investimentos, ter uma área de produção cerca de 30.000 m2 em sistema hidropónico.

Segundo disse, este é um bom exemplo da parceria entre a capacidade empreendedora e os apoios públicos que são disponibilizados aos produtores, permitindo criar mais valor, mais riqueza e mais emprego nesta área.

“Mas queremos mais. Estamos a trabalhar em três medidas que são particularmente importantes para reforçar este ritmo de crescimento e de valorização da diversificação agrícola”, adiantou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.

Nesse sentido, avançou que, no próximo ano, será lançado um novo programa de apoio à modernização da agricultura - PROAMAF+, que se destina a financiar projetos de investimento até ao montante de 10 mil euros.

Além disso, será criado o Programa de Apoio à Formação de Jovens Agricultores - FORJAGRI, no sentido de reforçar a qualificação técnica e de gestão dos empresários desta área, com o objetivo de retirar mais rendimento e mais valor da sua atividade.

Também em 2019, o Governo dos Açores avançará com programa i9AGRI, destinado a promover e a cofinanciar a introdução de práticas inovadoras nas explorações agrícolas da Região.

“O Governo dos Açores está a trabalhar nestas três medidas, dando assim mais uma resposta a este crescimento que se tem verificado no aproveitamento destes apoios públicos, na criação de valor, de rendimento e de emprego neste sector”, salientou o Presidente do Governo.

Após a visita a esta exploração, Vasco Cordeiro sublinhou ainda que esta aposta no aumento da produção agrícola regional serve o objetivo de, simultaneamente, reduzir as importações de produtos e de aumentar a capacidade exportadora dos Açores.

“Há, por todas as nossas ilhas, vários exemplos desta capacidade. Estamos no bom caminho, mas ainda há trabalho a fazer”, concluiu o Presidente do Governo.

Autor: GaCS/PC

Numero de Visitantes
  500221  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE