AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 10-12-2018

Dar melhores condições de trabalho aos agricultores é uma prioridade para o Governo dos Açores, afirma João Ponte


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, em São Miguel, que a aposta na melhoria e na modernização das acessibilidades continua a ser uma prioridade para o Governo dos Açores, pelo que representa em termos de redução de custos de produção, aumento da competitividade das explorações agrícolas e da segurança rodoviária.

“Da parte do Governo dos Açores, tudo iremos fazer para dar melhores condições de trabalho aos agricultores. Esse é um objetivo estratégico, é isso que nos move todos os dias, pois sabemos bem que ter boas acessibilidades ou ter acesso a energia elétrica e água nas explorações faz toda a diferença em termos de condições de trabalho e rendimento”, afirmou João Ponte.

Nesse sentido, acrescentou que, em 2019, serão investidos 11 milhões de euros em caminhos, abastecimento de água e eletricidade às explorações em toda a Região, mais 9% do que este ano.

João Ponte falava na apresentação do projeto da obra de beneficiação do Caminho Rural do Cemitério, na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Ponta Delgada, orçada em cerca de 244 mil euros, com uma extensão de 670 metros, cuja finalização ocorrerá em 2019. 

O governante salientou que ainda existem na Região duas realidades distintas, ou seja, agricultores que reclamam, e bem, que não têm caminhos pavimentados na freguesia, como é o caso de Santa Bárbara, e outros que reclamam para se tapar buracos em estradas já pavimentadas há mais de duas décadas.

“Aquilo que o Governo Regional está a fazer é dar respostas positivas a todas estas situações, mas a verdade é que não há, nem nunca haverá, meios financeiros suficientes para se pavimentar todos os caminhos ao mesmo tempo", afirmou João Ponte.

"O que estamos a fazer é, em função dos meios disponíveis no Plano, dar as melhores respostas às situações mais críticas”, acrescentou.

Por outro lado, o titular da pasta da Agricultura salientou que a responsabilidade dos caminhos utilizados pelos agricultores não é apenas do Executivo, pois muitos dos caminhos que servem as explorações agrícolas são da responsabilidade dos municípios.

João Ponte enalteceu, contudo, a boa colaboração que tem existido neste domínio com várias câmaras e juntas de freguesia para dar as melhores respostas às necessidades dos agricultores.

O governante adiantou que, no próximo ano, serão investidos 2,1 milhões de euros na beneficiação de vários caminhos na ilha de São Miguel, destacando o caso do Caminho Agrícola dos Peixotos, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central, o Caminho Rural dos Arrebentões, nas Sete Cidades, e o dos Remédios da Bretanha.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  498380  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE