AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Angra do Heroísmo 10-08-2018

Governo dos Açores vê com bons olhos a implementação de campanha de sensibilização bilingue sobre a tourada à corda


O Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura afirmou hoje que o Governo Regional vê com bons olhos a implementação, na próxima época taurina, de uma campanha de sensibilização sobre a tourada à corda nos Açores, por se tratar de uma atividade cultural e económica com grande relevância em várias ilhas do arquipélago.

“Entre vários aspetos, esta campanha pretende transmitir aos turistas, em particular e aos residentes, em geral, a importância de conhecer a tourada à corda e de nela participar de forma segura”, referiu José Élio Ventura, após uma reunião com a Direção da Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, na ilha Terceira.

José Élio Ventura adiantou que a campanha de sensibilização é uma iniciativa da Associação Regional de Criadores de Toiros de Tourada à Corda, que será bilingue e estará disponível também nas redes sociais e em outdoors, para chegar ao maior número possível de pessoas.

Para o Diretor Regional da Agricultura a festa brava assume grande relevância e dinâmica económica em várias ilhas dos Açores, envolvendo quer os aficionados, quer grande parte da população e cada vez mais os turistas, que necessitam de informação sobre as touradas à corda, a sua história, a sua importância, bem como onde ocorrem, a que horas e em que dias.

“É uma forma de preservar uma atividade cultural que é determinante para a afirmação da identidade e do estado de alma de ser açoriano e muito em particular de ser terceirense”, salientou José Élio Ventura.

Segundo disse o Diretor Regional, nos Açores estão registados 37 ganadeiros, com cerca de 2.200 animais inscritos no Registo Zootécnico da Raça Brava dos Açores ou no Livro Genológico da Raça Brava de Lide, que estão distribuídos por 6 ilhas (São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) das 9 ilhas dos Açores, com particular destaque para a ilha Terceira.

Por exemplo, a época de touradas à corda nas ruas da ilha Terceira decorre, anualmente, de maio a outubro, totalizando mais de 230 corridas no total, assistidas por pessoas de várias idades.

Na reunião foi ainda abordada a possibilidade de se realizar uma formação destinada aos pastores, com vista à continua melhoria do bem-estar animal e salvaguarda do touro.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499900  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE