AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Vila Franca do Campo 27-08-2018

Governo dos Açores vai apostar na captação de água em ribeiras com caudal permanente


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, em São Miguel, a intenção do Governo dos Açores de aproveitar a água de ribeiras com caudal permanente para reforçar o abastecimento à lavoura, garantindo deste modo a sustentabilidade futura do setor agrícola.

“Estamos concentrados em encontrar pontos de abastecimento de água de ribeiras com caudal permanente, como é o caso da Ribeira da Alegria, na freguesia das Furnas, cujo caudal servirá para reforçar o abastecimento do complexo da Lagoa das Contendas”, afirmou João Ponte, que falava à margem da operação de reforço do abastecimento de água nesta lagoa do concelho de Vila Franca do Campo, operação a que também assistiu o Presidente do Conselho de Administração da IROA, S.A.

João Ponte salientou que, a médio e longo prazo, o Executivo regional vai concentrar-se em encontrar linhas de água com caudais permanentes de modo a evitar que estas águas vão parar ao mar, desviando-as para complexos de armazenamento de água, como é o caso das lagoas das Contendas ou do Caldeirão, em São Miguel.

“Da parte do Governo Regional estamos a fazer o nosso trabalho no sentido de garantir o abastecimento de água aos agricultores, mas, sobretudo, estamos a pensar no futuro, em encontrar soluções que sejam, do ponto de vista financeiro, suportáveis e exequíveis”, frisou, acrescentando só a ilha de São Miguel concentra 45% do total dos animais existentes na Região e tem apenas 15% da capacidade de armazenamento existente no arquipélago.

O Secretário Regional revelou ainda que a IROA, S.A. está já a trabalhar também para construir mais uma célula para armazenamento de água na Lagoa das Contendas.

Esta lagoa artificial, inaugurada em 2014, tem capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água em duas células e serve 150 explorações agrícolas situadas no Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Central de São Miguel, que engloba quase 8.000 hectares nos concelhos de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação.

O titular da pasta da Agricultura destacou que, desde a semana passada, os Bombeiros da Ribeira Grande já abasteceram a Lagoa das Contendas com cerca de 500 mil litros de água, garantindo que a operação irá continuar enquanto se justificar, ou seja, enquanto não chover e não entrar água pelo açude onde é feita a captação para a lagoa.

O governante referiu que, além das Contendas, a IROA, S.A. está também a proceder ao reforço do abastecimento de água na zona do Carvão, em Ponta Delgada, e no reservatório dos Barreiros, na Maia, para além de outros pontos estratégicos a definir nos próximos dias, conforme ficou acordado numa reunião realizada na semana passada com a Associação Agrícola de São Miguel e a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

Ainda esta semana, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas vai reunir com os principais agentes do setor agrícola da Terceira para avaliar a situação da seca e da escassez de água nesta ilha.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  501011  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE