AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Madalena 14-08-2018

Governo dos Açores perspetiva um bom ano de produção de uva


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, no Pico, o trabalho notável que os viticultores têm feito ao nível da melhoria da qualidade do vinho e dos processos de produção, perspetivando um bom ano de produção de uva.

“Está previsto este ano um crescimento considerável na produção de uva. O ano foi bastante favorável, de acordo com o relato de vários viticultores, e, naturalmente, caso as condições climatéricas se mantenham e se não houver alterações muito significativas, é de esperar um bom ano de produção de uva”, afirmou João Ponte.

O Secretário Regional, que falava no final de uma visita a parcelas de vinha de um produtor privado, revelou que, desde 2014, foram aprovados 470 projetos no âmbito do programa VITIS, equivalentes a 760 hectares de vinha, num investimento de 20,3 milhões de euros, sendo a ilha do Pico a mais expressiva no todo regional, totalizando 94% das candidaturas.

“Os vinhos produzidos nos Açores são um produto de excelência, que tem ganho cada vez maior notoriedade no mercado e qualidade, fruto da inovação, da formação, de uma produção responsável, da aposta de novas gerações de viticultores e das políticas públicas definidas para este setor”, disse João Ponte, frisando que a vinha é geradora de riqueza e de postos de trabalho e tem contribuído para recuperar territórios em abandono.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou, por outro lado, que foi hoje publicada em Jornal Oficial a autorização para o pagamento suplementar da ajuda à manutenção da vinha, num valor superior a 250 mil euros, que abrange mais de 300 viticultores.

João Ponte afirmou que, caso não tivesse sido dado este apoio complementar regional, haveria um rateio muito considerável nesta ajuda do POSEI e um conjunto de cerca de 60 produtores, com produção de vinha certificada como IG (Indicação Geográfica), não chegariam a receber qualquer valor, em virtude de ter sido excedido o limite orçamental disponível para 2017.

“Este é um apoio que o Governo Regional considera muito importante, porque vem acompanhar o grande esforço que tem sido feito pelos viticultores, no âmbito de um grande processo de transformação e reestruturação da vinha, que está em curso no Pico e nos Açores”, frisou João Ponte, acrescentando que este apoio regional aos viticultores é não só um reconhecimento pelo trabalho que está a ser feito, mas também uma aposta clara no setor da vinha e do vinho.

O titular da pasta da Agricultura destacou, por exemplo, que, em 2015, a ajuda do POSEI à manutenção da vinha era de 325 mil euros e em 2017 a dotação global passou para 721 mil euros (inclui verbas de União Europeia e verbas do Orçamento Regional), o que “dá bem nota da aposta que tem vindo a ser feita neste setor, com grande relevância económica, nomeadamente na ilha do Pico”.

De acordo com o governante, entre 2017 e 2018 houve um aumento de 70% na área candidatada à ajuda à manutenção da vinha, no âmbito do POSEI, passando de 517 para 980 hectares.

Face a este contínuo crescimento, João Ponte revelou que, na proposta para o POSEI 2019 que já foi remetida à Comissão Europeia, os Açores propuseram que a ajuda à manutenção da vinha passe de 487 mil euros para 740 mil euros, para proporcionar uma situação mais favorável e confortável para este setor agrícola na Região.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  499824  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE