AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 02-08-2018

Governo dos Açores congratula-se com decisão da Comissão Europeia em antecipar pagamentos aos agricultores devido à seca


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, congratulou-se hoje com a decisão da Comissão Europeia em antecipar os pagamentos diretos aos agricultores de vários Estados-membros, incluindo Portugal, salientando que Bruxelas ainda se vai pronunciar sobre o pedido de reforço das ajudas especificamente aos agricultores dos Açores para minimizar os efeitos da seca em várias ilhas.

“O Governo dos Açores congratula-se com esta decisão de Bruxelas de antecipar 50% das ajudas diretas aos agricultores portugueses. Uma medida muito importante que vem dar maior liquidez às explorações agrícolas”, afirmou o Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, reconhecendo que a situação de seca que se vive em várias ilhas dos Açores está a provocar dificuldades acrescidas aos agricultores.

Fernando Sousa referiu que o anúncio hoje feito pela Comissão Europeia nada tem a ver com o pedido de reforço das ajudas aos agricultores dos Açores feito pelo Governo Regional, por intermédio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através de uma carta enviada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral à Comissão Europeia, com data de 24 de julho.

“Esta decisão da Comissão europeia prevê-se que seja emitida até 15 outubro”, disse Fernando Sousa.

Face à situação climática inusitada verificada nos Açores, que está a afetar o setor agrícola, o Governo dos Açores solicitou um adiantamento até 70% dos pagamentos diretos no âmbito do POSEI e até 85% do apoio concedido no âmbito do desenvolvimento rural.

“Em causa está a antecipação, em dois meses, ou seja, de dezembro para outubro, do pagamento de cerca de 50 milhões de euros aos agricultores dos Açores, o que permitirá dar maior liquidez à tesouraria das explorações agrícolas afetadas pela seca”, afirmou Fernando Sousa.

No início do mês de julho o Secretário Regional anunciou que o Governo dos Açores ia ajudar os agricultores a minimizar os efeitos da seca que se verifica no arquipélago através do apoio à importação de alimentos e de uma ajuda à quebra da produção de milho forrageiro e de produtos hortícolas.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500586  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE