AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Angra do Heroísmo 06-08-2018

Agricultores podem candidatar-se a partir de hoje ao apoio extraordinário que o Governo dos Açores atribui por causa da seca, afirma o Diretor Regional da Agricultura


O Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura revelou hoje que já ocorreu uma primeira candidatura na ilha Terceira, no âmbito da portaria que atribuiu um apoio extraordinário destinado a compensar os agricultores pelas perdas de produção e colheita de milho e hortícolas devido à seca que está a afetar várias ilhas dos Açores.

“Hoje já teve lugar uma primeira candidatura na ilha Terceira”, afirmou José Élio Ventura, na abertura do período de candidaturas, que se prolongam por um prazo de 30 dias. 

O apoio financeiro do Governo dos Açores surge na sequência da acentuada e persistente diminuição de precipitação que se tem verificado na Região Autónoma dos Açores desde o início de março de 2018, afetando de forma muito significativa as culturas referenciadas.

O Diretor Regional da Agricultura explicou que para beneficiar deste apoio os agricultores devem dirigir-se aos Serviços de Desenvolvimento Agrário das respetivas ilhas para declarar as respetivas parcelas de terreno afetadas, para que depois os técnicos possam efetuar uma avaliação e determinar a percentagem das perdas.

Os apoios financeiros a conceder pelas perdas comprovadas nas culturas do milho e hortícolas variam entre os 25% e os 75%, sendo que estão excluídos da atribuição do presente regime excecional de apoio, os agricultores cujas explorações apresentem prejuízos inferiores a 200 euros.

Os montantes de referência a considerar serão definidos por despacho do membro do Governo com competência em matéria de Agricultura.

“A cultura do milho, por exemplo, representa nos Açores uma área de cerca de 12 mil hectares, enquanto as culturas hortícolas cerca de 1200 hectares”, estimou José Élio Ventura, acrescentando que a cultura do milho é “absolutamente determinante para a atividade pecuária na Região, quer na vertente da produção de leite, quer na vertente da produção de carne”.

São Miguel, Terceira, Graciosa e Santa Maria são, segundo José Élio Ventura, as ilhas mais afetadas pela seca nos Açores, sendo que destas são, sobretudo, as zonas litorais onde se registam maiores problemas com as produções e colheitas.

Para o Diretor Regional da Agricultura os efeitos causados pela seca na cultura do milho terão maior expressão no inverno, período onde as disponibilidades alimentares são menores.

“Para compensar e minimizar esse efeito o Governo dos Açores já disponibilizou, desde algum tempo a esta parte, o apoio à aquisição de alimentos de categoria fibrosa, como concentrados, palha e fenos na forma presada, com vista a que os produtores tenham uma maior disponibilidade de alimentos para as suas explorações e consigam, também, fazer um maior resguardo naquilo que serão as suas reservas para o período de inverno”, afirmou José Élio Ventura.

O Diretor Regional da Agricultura destacou que o prejuízo causado, este ano, na cultura do milho devido à seca é “bastante inédita”, tendo, por isso mesmo, merecido uma especial atenção por parte do Governo dos Açores.

“O último registo de que tenho memória reporta-se a 2011, ano em que a cultura do milho também foi afetada, não devido a uma situação de seca, mas devido a temporais e ventos fortes que ocorreram na altura da colheita e que também prejudicaram a cultura, tendo o Governo acudido, na ocasião, os agricultores afetados”, recordou José Élio Ventura.

Autor: GaCS/RM

Numero de Visitantes
  500235  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE