AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Angra do Heroísmo 23-11-2016

João Ponte destaca importância da diversificação agrícola nos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o trabalho desenvolvido pela FRUTER - Associação de Produtores de Frutas, Produtos Hortícolas e Florícolas da Ilha Terceira e pela Cooperativa Frutercoop na promoção da diversificação agrícola, na contribuição para a melhoria do rendimento dos agricultores e para a dinamização da economia da ilha.

João Ponte salientou que a FRUTER é “um bom exemplo do trabalho que pode e deve ser feito na organização entre produtores, através das suas cooperativas e associações, com vista a ir ao encontro das necessidades dos mercados, num esforço comum que o Governo Regional pretende potenciar, através do crescimento da produção de hortofrutícolas e flores”.

O Secretário Regional, que falava no final de uma visita à FRUTER, reafirmou que a Região tem progredido na diversificação agrícola, verificando-se um aumento do número de produtores e da área cultivada.

Em consequência disso, tem sido registada uma redução visível das importações nesta área, mas as exigências atuais dos consumidores implicam que os agricultores ganhem, cada vez mais, competências para estarem melhor preparados e para tornarem as suas explorações mais rentáveis e competitivas.

O Governo dos Açores pretende revitalizar as produções tradicionais e aquelas em que a Região é deficitária, de acordo com o potencial endógeno de cada ilha.

João Ponte defendeu “o aumento da produção regional ao nível da hortifruticultura e da floricultura, por forma a satisfazer cada vez mais o mercado interno e com menor recurso a importações”.

“Numa Região fundamentalmente agrícola, onde a potencialidade para se produzir produtos de hortícolas e flores é grande, faz todo o sentido fazermos todos um esforço para o aumento da produção, valorizando a sua qualidade e apoiando as iniciativas de diversificação das produções, apostando cada vez mais nos produtos que revelem potencial de exportação para os atuais e novos mercados”, frisou o titular da pasta da Agricultura.

A FRUTER possui 109 associados, que trabalham nas mais diversas áreas agrícolas, como a apicultura, a horticultura, fruticultura e a floricultura.

Além disso, tem desenvolvido vários trabalhos em parceria, de modo a melhorar as condições produtivas e permitir um melhor ajuste das espécies às condições climáticas dos Açores.

Autor: GaCS/SF

Numero de Visitantes
  499915  
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE