AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Ponta Delgada 21-11-2016

João Ponte em sintonia com a AJAM quanto à necessidade de rejuvenescimento do setor agrícola


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reuniu-se hoje com a Direção da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM), num encontro onde foi analisada a reestruturação do setor e a questão das reformas antecipadas.

João Ponte salientou ter tomado "boa nota” e garantiu que vai analisar a pretensão da AJAM no sentido de que as medidas existentes para a entrada de mais jovens no setor e relativas a reformas antecipadas tenham os períodos de candidatura sempre abertos.

O Secretário Regional lembrou que “há sempre limites financeiros”, mas comprometeu-se a “avaliar essa matéria com todo o cuidado”.

No programa de reestruturação do setor leiteiro foram rececionadas cerca de 60 candidaturas, sendo os pagamentos feitos em duas tranches, uma em 2016 e outra em 2017, a partir de 30 de junho de cada ano.

Os contratos foram celebrados em setembro, sendo o montante da primeira tranche de cerca de 600 mil euros.

Relativamente à questão das reformas antecipadas, o prazo para apresentação de candidaturas ao abrigo do atual quadro legal termina a 30 de novembro.

Em análise nesta reunião com a AJAM esteve também a situação do leite e da carne.

“O diagnóstico que é feito pela AJAM coincide com o do Governo Regional”, afirmou João Ponte, acrescentando que “o importante agora é encontrar soluções e medidas".

"Isso passa por acrescentar valor, quer ao mercado do leite, quer ao mercado da carne”, frisou.

Quanto à situação do leite, o Secretário Regional reafirmou que o Governo dos Açores "vai implementar um conjunto de medidas, visando a consolidação do estatuto 'Açores – Região de Excelência', que se funda na sustentabilidade ambiental, económica e social do setor agrícola, florestal e agroalimentar, no âmbito de uma Estratégia de Criação de Valor assente na qualificação e na diversificação, o que significa mais valor para o produto transformado e mais riqueza para o industrial e para o produtor".

Para João Ponte, é necessário, ainda “aumentar a competitividade e o potencial exportador das fileiras estratégicas, designadamente do leite, através da contínua melhoria do estatuto sanitário dos bovinos dos Açores e de um Programa de Promoção para a Agroindústria Regional para reforçar a sua presença e dos seus produtos nos mercados de exportação tradicionais, mas também na procura de novos mercados”.

O Governo Regional, assim como a AJAM, pretende intensificar as campanhas de promoção do leite e da carne como produtos 'Açores - Região de Excelência'.

Quanto à campanha de promoção do leite dos Açores, este ano já foram lançadas diversas ações de publicidade junto dos órgãos de comunicação social e na Internet.

"Daqui em diante”, adiantou João Ponte, “a intenção é acordar com os parceiros do setor, sobretudo no âmbito do Centro do Leite e Lacticínios dos Açores, estratégias conjuntas envolvendo a produção, a transformação e o Governo Regional”.

A fileira da carne nos Açores foi também objeto de análise nesta reunião com a AJAM.

O investimento já realizado e em curso na rede regional de abate, a par dos mecanismos de apoio ao abrigo do POSEI, impulsionaram este setor para novos níveis de competitividade, estimulando os abates na Região e a exportação de carcaças e de carne embalada.

Nesta politica de valorização da carne, a rede regional de abate tem uma importância fundamental.

“Estamos a fazer um investimento muito avultado em quatro matadouros. Dentro de um ano e meio ficaremos com uma rede de abate renovada e que seja capaz de dar resposta aos desafios do futuro e sobretudo pela exportação da carne para outros mercados”, frisou João Ponte.

Autor: GaCS/SF

Numero de Visitantes
  498302  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE