AGROCRÉDITO
Destaques
 
Sessão de Esclarecimento Xylella fastidiosa
 Mais »
Sessão de Esclarecimentos
 Mais »
Regulamento da Venda de Uvas S.D.A.S.M.
 Mais »
Associativismo no Setor Agrícola
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
AVISOS
 

Vila do Porto 04-05-2015

Governo dos Açores apoia aumento da produção de carne e meloa com cedência de terrenos em Santa Maria


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores, através da cedência de terrenos e de protocolos de cooperação com a Associação Agrícola de Santa Maria e com a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, pretende contribuir para o aumento da capacidade de produção e consequente concretização de mais negócios com cadeias de distribuição nacionais.

Luís Neto Viveiros, que falava após uma reunião com a Associação Agrícola de Santa Maria e a Agromariensecoop, salientou que vai ser instalada uma unidade de engorda e acabamento em terrenos cedidos junto ao aeroporto, que “permitirá aglomerar um conjunto significativo de bovinos em regime de acabamento”.

O titular da pasta da Agricultura frisou que esses animais serão abatidos na Região e a carne expedida para cadeias de consumo nacionais, gerando mais-valias e contribuindo “para a consolidação da produção de carne na ilha de Santa Maria, dando-lhe mais dimensão, valorizando melhor o seu produto final e permitindo um escoamento regular”.

Por outro lado, para atingir o objetivo de produção anual de 400 toneladas de meloa, o Secretário Regional adiantou que foi estabelecido um protocolo de colaboração que visa “alargar as áreas de produção” através da cedência de cerca de três hectares de terreno que estavam sob gestão do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria.

Luís Neto Viveiros, que também reuniu hoje com a Direção da ARCOA - Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, destacou a parceria com o Governo no desenvolvimento de projetos “muito interessantes” com esta associação.

Além da cedência, por concurso público, de um terreno com cerca de três hectares para permitir aumentar a produção privada de borregos, o Secretário Regional anunciou que o Governo dos Açores vai apoiar de novo, em 2015, a importação de ovinos reprodutores.

Vai também ser prestado apoio à contratação de um técnico que ajude os produtores a “encontrar soluções que maximizem a produção” e a rentabilidade das suas explorações.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  498250  
<Março de 2024>
segterquaquisexsábdom
26272829123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
 
 

HOMEINFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOAVISOSPRODUTOS CERTIFICADOSMANUAISESTUDOSESTATÍSTICAFORMULÁRIOSEVENTOSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE