Parceiros  |  Artigos Científicos  |  Campanhas Cagarro noutras latitudes  |  RESOURCES IN ENGLISH
<Julho de 2017>
segterquaquisexsábdom
262728293012
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Atualizado em: 16-11-2016
O Contador Cagarro mantém a conta dos juvenis salvos este ano! 



 

Zeca Garro ... saber mais

Pico 14-11-2016

 Comando Territorial dos Açores parceiro da Campanha SOS Cagarro


O Parque Natural do Pico dinamizou uma ação de sensibilização, no âmbito da Campanha SOS Cagarro, nas instalações da GNR – Comando Territorial dos Açores, na vila de São Roque do Pico, enquanto entidade parceira desta campanha, visando promover as ações de conservação da espécie Calonetris borealis.

Os vigilantes da natureza, com apoio da Ecoteca, procederam à demonstração da anilhagem de cagarros juvenis, com o preenchimento da “ficha de registo de anilhagem”, exemplificando todos os parâmetros, designadamente a idade do cagarro, presença de penugem, o comprimento de asa e bico e o peso da ave.

Os militares da Guarda Nacional Republicana, presentes, colaboraram, com grande empenho e entusiasmo, em todo o processo de anilhagem dos juvenis nascidos na ilha do Pico, seguindo-se posteriormente à libertação dos mesmos, junto ao portinho daquela vila, juntamente com todos os cagarros recolhidos durante a noite anterior, pelas brigadas noturnas da ilha do Pico.

Até ao próximo dia 15 de novembro será efetuado, diariamente, pelas equipas coordenadoras da Campanha SOS Cagarro, do Parque Natural de ilha, o mesmo ritual, de identificação, medição, pesagem e anilhagem, culminado com a libertação dos juvenis junto ao mar, permitindo, assim, a sua viagem em direção ao hemisfério sul, junto dos seus progenitores, até ao seu regresso à sua ilha natal, no próximo mês de março.

Desde o início da campanha, até ao dia 8 de novembro, foram salvos, na ilha do Pico, 1.010 cagarros, dos quais 544 capturados no concelho de São Roque do Pico, 298 na Madalena e 168 nas Lajes do Pico.

Destaca-se o recorde do maior número de cagarros salvos numa única noite, nesta ilha, 176 aves, dos quais 122 juvenis foram recolhidos no concelho de São Roque do Pico, pelas brigadas noturnas parceiras, nomeadamente, a GNR, a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários e dos alertas recebidos pelos vigilantes da natureza, pelos funcionários dos Portos dos Açores.

O sucesso da Campanha SOS Cagarro é fruto do empenho e dedicação de todos os parceiros, em particular a GNR – Comando Territorial dos Açores, e voluntários envolvidos nas brigadas noturnas e alertas de os cidadãos.

Enquanto coordenador desta campanha, na ilha do Pico, o Parque Natural agradece a todos os envolvidos pela salvaguarda desta ave endémica, que se tornou “emblema” dos Açores!

Autor: Parque Natural do Pico

Pesquisa
 
 
Últimos conteúdos
 
SOS Cagarro 2016 salva mais de um milhar...
Comando Territorial dos Açores parceiro ...
Campanha SOS Cagarro 2016 chega ao fim!
Campanha SOS Cagarro em Santa Maria
 
 
 
“O Cagarro”
“Cagarro, cagarrinho”
“Aves vindas do mar”
 
 
 



 

 

INÍCIOCAMPANHAO CAGARROINICIATIVASBRIGADAS CIENTÍFICASRECURSOSRELATÓRIOSNOTÍCIASCONTACTOS

©2004-2017 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE