Prémio Cagarro D'Ouro  |  Artigos Científicos  |  Parceiros  |  Notícias  |  RESOURCES IN ENGLISH  |  Campanhas Cagarro noutras latitudes
<Dezembro de 2019>
segterquaquisexsábdom
2526272829301
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
303112345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Atualizado em: 22-11-2019



 

Zeca Garro ... saber mais

Ilha do Corvo 16-10-2014

O Cagarro e a Escola


 Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, com o objetivo de incentivar e sensibilizar as crianças, adolescentes e os jovens para a conservação do Cagarro, o Parque Natural do Corvo, com a colaboração da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, realizou - no Centro de Interpretação Ambiental - sessões de sensibilização ambiental para o público escolar (Creche Jardim de Infância “Planeta Azul” e Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira). As atividades dirigiram-se, à Pré-primária, às turmas do 1º, 2º e 3ºciclos e, este ano pela primeira vez, os alunos do ensino secundário, mais concretamente do 10º e 11º ano, acompanhados pelos respetivos docentes.

 

Durante as sessões foram projetados diversos vídeos temáticos, tendo em atenção a faixa etária a que se dirigiam.


A tónica das sessões recaiu sobre os procedimentos que se devem verificar perante uma ação de resgate e salvamento, simulando uma situação real. A ação mereceu a atenção, quer dos alunos, quer dos docentes
Ao longo da sessão, foi proporcionado aos mais pequenos, a realização do jogo ”Quantos queres?”, disputado com grande entusiasmo por todos.


Foram também distribuídos diversos exemplares, do “Cubo SOS Cagarro”, indicando-se aos docentes, que este e outros recursos pedagógicos estão disponíveis na página da internet da campanha.

As apresentações multimédia abordaram temáticas tão diversas, como: caraterísticas ao nível da morfologia e da biologia, ciclo de vida, e particularidades da espécie. Foram também relembrados os objetivos inerentes à implementação desta Campanha do Governo dos Açores, que é dinamizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros institucionais os Parques Naturais de Ilha e a Azorina, S.A.. Destacou-se a importância dos parceiros, que têm contribuído de forma valiosa para o sucesso desta Campanha.

Mais uma vez, se apelou à participação dos voluntários nas brigadas de salvamento de cagarros juvenis, sem os quais não será possível alcançar o sucesso da campanha.
Por último, apresentou-se de forma detalhada o programa das atividades a realizar pelo Parque Natural, ao longo da Campanha que agora se inicia.

 


Pesquisa
 
 
Últimos conteúdos
 
Alunos da Escola da Maia sensibilizados ...
Brigadas SOS Cagarro arrancam no Corvo c...
Abertura Campanha SOS Cagarro 2019
Encerramento SOS Sao Miguel
 
 
 
“O Cagarro”
“Cagarro, cagarrinho”
“Aves vindas do mar”
"DJ Cagarro Master"
 
 
 



 

 

INÍCIOCAMPANHAO CAGARROINICIATIVASBRIGADAS CIENTÍFICASRECURSOSRELATÓRIOSCONTACTOSLUMINAVES

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE