Prémio Cagarro D'Ouro  |  Artigos Científicos  |  Parceiros  |  Notícias  |  RESOURCES IN ENGLISH  |  Campanhas Cagarro noutras latitudes
<Dezembro de 2019>
segterquaquisexsábdom
2526272829301
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
303112345
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Atualizado em: 22-11-2019



 

Zeca Garro ... saber mais

Brigadas Científicas no Faial - “Ciência Cidadã” na Campanha SOS Cagarro 2016

Ilha do Faial

De 25 de outubro a 7 de novembro

Observatório do Mar dos Açores (OMA)

Na edição de 2016 da Campanha SOS Cagarro inicia-se um programa de brigadas dedicadas, que pretende não só resgatar cagarros juvenis através dos tradicionais salvamentos, mas também recolher informação mais precisa e útil para suportar cientificamente medidas de conservação da espécie.

Para poder participar nesta iniciativa, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) organiza, entre 25 de outubro e 7 de novembro, o período crítico da queda destas aves, brigadas científicas, direcionadas para a recolha de dados que serão de grande utilidade para diversos projetos de investigação aplicados à conservação destas aves. Este programa de “Ciência Cidadã” foi concebido pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria com investigadores do Instituto do Mar e Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (IMAR – DOP/UAç), com o apoio dos Parques Naturais de Ilha (PNIs).

Estas brigadas, com a duração de aproximadamente três horas, terão início e fim na Fábrica da Baleia de Porto Pim e serão precedidas por um briefing onde será fornecida informação adicional sobre o programa e distribuído algum do material necessário. No decorrer da brigada será percorrido um percurso predefinido e os cagarros resgatados serão recolhidos na Fábrica da Baleia, para serem anilhados e libertados no dia seguinte.

Para fazer parte desta iniciativa apenas tem de constituir uma brigada, com um número mínimo de dois participantes e máximo de cinco, ter uma viatura própria e um smartphone e fazer a sua inscrição através dos emails carladamaso@oma.pt ou mariajoana@oma.pt ou do telefone 292 292 140.

Os juvenis desta ave tão emblemática nas nossas ilhas, onde nidifica cerca de 80% da população mundial, correm sérios riscos ao saírem do ninho para o seu primeiro voo, uma vez que podem ser encandeados pelas luzes artificiais e cair em estradas ou noutros locais, onde ficam vulneráveis a atropelamentos e a predação. Esta campanha, que decorre nos Açores desde 1995, visa essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores, envolvendo as populações e diversas entidades.

A campanha SOS Cagarro é promovida anualmente pelo Governo dos Açores, através da Direção Geral dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros os Parques Naturais de Ilha, a Azorina S.A e várias entidades públicas e privadas.

Este ano salva um cagarro, preenche uma ficha e faz vários amigos!




Pesquisa
 
 
Últimos conteúdos
 
Alunos da Escola da Maia sensibilizados ...
Brigadas SOS Cagarro arrancam no Corvo c...
Abertura Campanha SOS Cagarro 2019
Encerramento SOS Sao Miguel
 
 
 
“O Cagarro”
“Cagarro, cagarrinho”
“Aves vindas do mar”
"DJ Cagarro Master"
 
 
 



 

 

INÍCIOCAMPANHAO CAGARROINICIATIVASBRIGADAS CIENTÍFICASRECURSOSRELATÓRIOSCONTACTOSLUMINAVES

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE