Na edição de 2016 da Campanha SOS Cagarro inicia-se um programa de brigadas dedicadas, que pretende não só resgatar cagarros juvenis através dos tradicionais salvamentos, mas também recolher informação mais precisa e útil para suportar cientificamente medidas de conservação da espécie.
Para poder participar nesta iniciativa, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) organiza, entre 25 de outubro e 7 de novembro, o período crítico da queda destas aves, brigadas científicas, direcionadas para a recolha de dados que serão de grande utilidade para diversos projetos de investigação aplicados à conservação destas aves. Este programa de “Ciência Cidadã” foi concebido pela Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria com investigadores do Instituto do Mar e Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (IMAR – DOP/UAç), com o apoio dos Parques Naturais de Ilha (PNIs).
Estas brigadas, com a duração de aproximadamente três horas, terão início e fim na Fábrica da Baleia de Porto Pim e serão precedidas por um briefing onde será fornecida informação adicional sobre o programa e distribuído algum do material necessário. No decorrer da brigada será percorrido um percurso predefinido e os cagarros resgatados serão recolhidos na Fábrica da Baleia, para serem anilhados e libertados no dia seguinte.
Para fazer parte desta iniciativa apenas tem de constituir uma brigada, com um número mínimo de dois participantes e máximo de cinco, ter uma viatura própria e um smartphone e fazer a sua inscrição através dos emails [email protected] ou [email protected] ou do telefone 292 292 140.
Os juvenis desta ave tão emblemática nas nossas ilhas, onde nidifica cerca de 80% da população mundial, correm sérios riscos ao saírem do ninho para o seu primeiro voo, uma vez que podem ser encandeados pelas luzes artificiais e cair em estradas ou noutros locais, onde ficam vulneráveis a atropelamentos e a predação. Esta campanha, que decorre nos Açores desde 1995, visa essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores, envolvendo as populações e diversas entidades.
A campanha SOS Cagarro é promovida anualmente pelo Governo dos Açores, através da Direção Geral dos Assuntos do Mar, com o apoio da Direção Regional do Ambiente, tendo como parceiros os Parques Naturais de Ilha, a Azorina S.A e várias entidades públicas e privadas.
Este ano salva um cagarro, preenche uma ficha e faz vários amigos!
