Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  QUALITY COAST  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contas de Gerência
Censos Garajaus
Consulta pública das Águas Balneares a i...
Reunião Regional
 
Distinção "QualityCoast"

O programa QualityCoast tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável em destinos costeiros, através de uma estratégia de informação dirigida aos visitantes, assim como estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas de desenvolvimento sustentável. Este programa integra as mais-valias naturais, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, promove a manutenção de padrões elevados na qualidade do seu turismo.

Este programa é desenvolvido pelo Coastal and Marine Union (EUCC), uma entidade da União Europeia. O QualityCoast apoia os programas Bandeira Azul e Chave Verde, complementando-os, mas é o único galardão internacional direcionado para o turismo sustentável em destinos costeiros: cidades, pequenas regiões e ilhas.

O prémio QualityCoast é atribuído pela EUCC às comunidades costeiras que provem que têm um bom desempenho global sustentável, fornecendo informação clara aos visitantes e planeando melhorias futuras. As comunidades que recebem este prémio têm o estatuto de destino QualityCoast , um estatuto que é revisto de dois em dois anos.

Com este galardão “QualityCoast”, os Açores passam a integrar uma rede europeia de destinos costeiros de excelência. Esta certificação independente, sobre a qualidade do produto turístico de uma comunidade, baseia-se em critérios “QualityCoast”, divididos em várias categorias, que permitem aferir o grau de sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.

Em 2011, numa tentativa de reforçar e premiar ainda mais as posturas ambientais positivas, foi lançado pela EUCC um segundo reconhecimento. Entre os 500 destinos turísticos do Sul da Europa foram escolhidos os melhores 50 de acordo com 10 indicadores. Entre os 500 destinos selecionados foram destacados quatro nos Açores: Pico, São Miguel, Terceira e Açores (genérico).

Em 2012, a Região foi reconhecida com o galardão QualityCoast, com título Top 100 e, adicionalmente, obtendo o primeiro lugar em todas as regiões candidatas na Europa. Desta forma, é reconhecido o esforço de todos os atores açorianos no sentido de criar um destino de alta qualidade totalmente orientado para o turismo costeiro sustentável.

Os Açores venceram o Quality Cost Gold Award 2013, um prémio que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável. Dos mil candidatos, o júri selecionou 100 destinos, tendo os Açores obtido a melhor classificação. Este é o quarto ano consecutivo que o Arquipélago vence este galardão.

Em 2014 considerando que os Açores atingem a excelência nas 5 categorias avaliadas (Natureza, Ambiente, Identidade, Turismo & Negócios e Comunidade Anfitriã & Segurança) é atribuída à Região o galardão de platina, o primeiro a ser atribuído desde a criação do Quality Coast.  O galardão atribuído em 2014 incorporou muitos novos critérios do “Global Sustainable Tourism Council” (GSTC).

Para mais informações sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na Região, no contexto deste galardão, consulte o mapa abaixo:”


Numero de Visitantes
  625733  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

 


  







       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE