Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
Contas de Gerência
 

Distinção "Quality Coast"

O programa Quality Coast tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável em destinos costeiros, através de uma estratégia de informação dirigida aos visitantes, assim como estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas de desenvolvimento sustentável. Este programa integra as mais-valias naturais, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, promove a manutenção de padrões elevados na qualidade do seu turismo.

Este programa tem vindo a ser desenvolvido pelo Coastal and Marine Union (EUCC), um projecto da União Europeia. O Quality Coast apoia os programas Bandeira Azul e Chave Verde, complementando-os, mas é o único prémio internacional direccionado para o turismo sustentável ao nível dos destinos costeiros: cidades, pequenas regiões e ilhas.

O prémio Quality Coast é atribuído pela EUCC às comunidades costeiras que provem e que apresentem um bom desempenho global sustentável, fornecendo informação clara aos visitantes e planeando melhorias futuras. As comunidades que recebem este prémio têm o estatuto de destino Quality Coast, um estatuto que é revisto de dois em dois anos.

Com este galardão “Quality Coast”, os Açores passam a integrar uma rede europeia de destinos costeiros de excelência. Esta é uma certificação independente sobre a performance da comunidade e a qualidade do seu produto turístico que se baseia em 20 critérios “Quality Coast” divididos em três categorias: Natureza, Ambiente e Sócio-Economia, que permitem aferir o grau de sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.

Em 2011, numa tentativa de reforçar e premiar ainda mais as posturas ambientais positivas, foi lançado pela EUCC um segundo reconhecimento. Entre os 500 destinos turísticos do Sul da Europa de acordo com uma das maiores agências de viagens do mundo, foram escolhidos os melhores 50 de acordo com 10 indicadores. Entre os 500 destinos seleccionados foram destacados quatro nos Açores: Pico, São Miguel, Terceira e Açores (genérico).

Para mais informações consulte o seguinte link: http://www.qualitycoast.info/portugal/index.htm

Numero de Visitantes
  731691  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE