Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Horta 11-01-2019

Avaliação do estado ambiental dos cetáceos, tartarugas e aves marinhas é submetida a consulta pública para os Açores, Madeira e Canárias


MRR_imagem

As autoridades responsáveis pelo cumprimento da DQEM (Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, Diretiva 2008/56/CE) na Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias) têm colaborado, desde 2014, para desenvolver coordenadamente tarefas relacionadas com esta diretiva, que tem como objetivo geral a concretização e a manutenção do Bom Estado Ambiental das águas marinhas da União Europeia até 2020.

Nesse sentido, foi elaborado um relatório que reporta o estado ambiental dos cetáceos, aves e tartarugas marinhas na Macaronésia, denominado Macaronesian Roof Report (MRR), que se submete agora a consulta pública. Esse documento foi produzido no âmbito do MISTIC SEAS II, projeto financiado pela comissão europeia, através da DG-ENV, com fundos provenientes do Fundo Europeu para os Assuntos do Mar e Pescas (FEAMP), sendo parceiros, nos Açores, o Fundo Regional para a Ciência e a Tecnologia e a Direção Regional dos Assuntos do Mar, entidade que é responsável pelo cumprimento da DQEM na Região.

O MRR inclui a descrição das espécies e dos critérios avaliados, bem como a compilação dos resultados obtidos durante a execução de programas de monitorização-piloto dos mamíferos, aves e tartarugas marinhas, nos três arquipélagos macaronésicos (Açores, Madeira e Canárias), bem como informação adicional proveniente de outros projetos e programas de gestão ambiental. Este documento servirá de base para o cumprimento da diretiva pelas autoridades competentes de Portugal e Espanha, mais concretamente em relação às obrigações do seu artigo 17. Este relatório resulta do envolvimento da comunidade científica dos três arquipélagos e da execução de programas de monitorização que foram definidos em conjunto por equipas de investigadores e pelas autoridades com competência nos três arquipélgados.

O MRR encontra-se em consulta pública até dia 22 de fevereiro de 2019 no sítio da DRAM e os contributos devem ser enviados, via e-mail, para o endereço [email protected]. Este processo de consulta pública do MRR é realizado em paralelo em Portugal (Açores e Madeira) e Espanha, a fim de recolher todas as contribuições que os interessados desejem ver tidas em consideração na versão final do relatório.

Anexos
Macaronesian Roof Report (MRR)

Numero de Visitantes
  1022983  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE