Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Faial 29-03-2016

Açores com mais Bandeiras Azuis em 2016


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar anunciou hoje que para a época balnear de 2016 o galardão ambiental Bandeira Azul distinguiu na Região “um número de zonas balneares superior ao do ano passado”, acrescentando que “ao todo foram 39 locais, dos quais 34 zonas balneares costeiras, mais três do que em 2015, e cinco marinas”.

Segundo Filipe Porteiro, ao nível das zonas balneares existem três reentradas, nomeadamente as praias do Almoxarife e de Porto Pim, no Faial, e a Praia dos Moinhos, em São Miguel, e uma nova zona balnear, a Furna de Santo António, no concelho de São Roque do Pico, registando-se ainda a saída da lista da zona balnear da Praia, na Graciosa.

“Seis ilhas e 11 concelhos dos Açores vêem reconhecida a qualidade das suas zonas balneares no âmbito programa internacional Bandeira Azul”, afirma o Diretor Regional, acrescentando que no respeita às marinas galardoadas, mantém-se as do ano anterior, nomeadamente de Vila do Porto, de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo, da Praia da Vitória e da Horta.

As candidaturas ao programa Bandeira Azul são da iniciativa das entidades gestoras das zonas balneares e das marinas, as quais têm de cumprir vários critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, de serviços e de segurança dos utentes.

Em Portugal, a gestão deste programa é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa com a colaboração de diversas entidades, nomeadamente da Direção Regional dos Assuntos do Mar nos Açores.

Segundo Filipe Porteiro, o Governo dos Açores considera que este galardão tem “uma relevância muito significativa” na medida em que “atesta a qualidade das águas costeiras e balneares da Região e dos serviços prestados pelas entidades gestoras”.

“Este galardão, cada vez mais difundido e reconhecido pelo mundo inteiro, é um garante da segurança das nossas zonas balneares que promove a sua utilizam por parte dos Açorianos e dos turistas que nos vistam”, defendeu o Diretor Regional.

A lista completa das Bandeiras Azuis atribuídas à Região está disponível para consulta no Portal da Direção Regional dos Assuntos do Mar em
http://www.azores.gov.pt/Gra/SRMCT-MAR/conteudos/livres/Programa+Bandeira+Azul.htm

Autor: DRAM

Numero de Visitantes
  1024560  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE