Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Oeiras 25-09-2015


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou, em Oeiras, que “transformar o conhecimento e as oportunidades em profissões do mar é o maior desafio da Escola do Mar dos Açores”, defendendo que este projeto “vai trazer dinâmica e projeção” ao arquipélago.

“Queremos que a Escola do Mar dinamize o setor marítimo açoriano, promovendo iniciativas empresariais ligadas à economia azul e potenciando o mar da Região”, frisou Filipe Porteiro, numa intervenção na sessão comemorativa do aniversário da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, onde apresentou o projeto da Escola do Mar dos Açores.

Filipe Porteiro defendeu que este projeto será “estruturante para os Açores”, sustentando que irá “colmatar necessidades identificadas na Região no que respeita à formação de marítimos e potenciar profissões emergentes, como a monitorização ambiental e outras na área das atividades marítimo-turísticas”.

Na sua intervenção, adiantou que “serão iniciados agora os concursos para a adaptação das instalações da antiga Rádio Naval da Horta”, acrescentando que se prevê que a Escola do Mar dos Açores entre em “funcionamento pleno” em 2017.

Filipe Porteiro afirmou que o Governo dos Açores pretende criar “uma escola de formação profissional de excelência com reconhecimento internacional”, referindo que se espera que tenha “um nível de empregabilidade elevado”.

Nesse sentido, o Diretor Regional lembrou que “é necessário rever o Regulamento de Inscrição Marítima” (RIM), acrescentando que este documento tem de ser modernizado para que possa corresponder às novas profissões que ainda não estão plasmadas neste regulamento.

A Escola do Mar dos Açores será instalada na cidade da Horta, na ilha do Faial, tendo como parceiros o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, a Universidade dos Açores, através do Departamento de Oceanografia e Pescas, e a Câmara Municipal da Horta.

Clique aqui para aceder ao áudio:

2015.09.25-DRAM-AdaptacaoRIM.mp3
2015.09.25-DRAM-ApresentacaoEscolaDoMarLisboa.mp3

Autor: GaCS/GM

Numero de Visitantes
  1017526  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE