Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
Contas de Gerência
 

São Miguel 10-10-2015


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, no ilhéu de Vila Franca do Campo, a importância das campanhas ambientais destinadas a sensibilizar os Açorianos para a necessidade de proteger o ambiente marinho do arquipélago.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma ação de limpeza costeira e subaquática de lixo marinho, organizada pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo, em que participou como voluntário, salientou, para além da importância ecológica destas iniciativas, a envolvência das pessoas “em atividades que são relevantes para a comunidade local, mostrando também a importância das reservas naturais como um foco importante de sensibilização ambiental”.

Os Açores são uma região pioneira, a nível nacional e internacional, na designação de áreas marinhas protegidas, tendo Brito e Abreu afirmado que a Região “dá bons exemplos de como podemos valorizar o património natural e ter desenvolvimento económico”.

“O Ilhéu de Vila Franca é uma das paisagens mais emblemáticas dos Açores e muito visitado por turistas, trazendo, por isso, mais-valias económicas à Região mantê-lo limpo e bem preservado”, acrescentou.

O Secretário Regional lembrou ainda que o Governo dos Açores alargou, este ano,  até 14 de outubro o período de viagens frequentes ao ilhéu, “mantendo os valores naturais bem protegidos”.

“Queremos o Ilhéu de Vila Franca o mais limpo possível para proporcionar aos visitantes uma experiência de natureza prístina e bem conservada”, disse, sustentando que, “nos Açores, o ambiente não compete com a economia, sendo ele próprio um ativo económico”.

O Secretário Regional do Mar alertou ainda para a questão do lixo marinho, enquanto “problema a nível global”, lembrando que “a maior parte do lixo que existe no mar provem de terra”.

“A sensibilização para a problemática do lixo marinho tem sido uma prioridade para o Governo dos Açores em 2015”, frisou, recordando a campanha 'Açores Entre Mares', que teve como temática 'Lixo Zero no Mar dos Açores', e o Plano de Ação de Lixo Marinho dos Açores (PALMA), que visa mitigar o problema do lixo oceânico no arquipélago.

A ação ambiental hoje realizada no Ilhéu de Vila Franca contou com mais de cinco dezenas de voluntários na limpeza costeira, a maioria Escuteiros Marítimos do Agrupamento 1223 do concelho de Vila Franca, enquanto a limpeza subaquática envolveu cerca de três dezenas de mergulhadores voluntários.

O evento contou com a parceria do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, do Parque Natural da Ilha de São Miguel, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, da Associação de Operadores de Mergulho dos Açores e de várias empresas de mergulho locais.

Audio:

2015.10.10-SRMCT-AçãoAmbiental-IlheuVilaFranca.mp3
2015.10.10-SRMCT-IlhéuVilaFranca-SensibilizaçãoAmbiental.mp3

Outras Imagens
4965.jpg / 4966.jpg
Autor: GaCS/SRMCT

Numero de Visitantes
  731281  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE