Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 06-03-2015


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia frisou hoje que “os Açores são relevantes para a Estratégia de Crescimento Azul da Comissão Europeia porque detêm mais de um quarto das águas europeias”, acrescentando que se estima que “o impacto do 'crescimento azul' na economia pode levar à criação de sete milhões de empregos até 2020 na Europa, gerando cerca de 500 mil milhões de euros anuais”.
 
Brito e Abreu, que falava, em Ponta Delgada, na sessão de abertura da segunda edição do mestrado Erasmus Mundus em Ordenamento do Espaço Marítimo, assegurou que “os Açores querem estar na dianteira no que respeita ao desenvolvimento da 'economia azul'”.
 
“O ordenamento do espaço marítimo é fundamental para uma gestão eficiente e sustentável dos nossos recursos marinhos e para evitar conflitos do espaço nas zonas marinhas entre diferentes atividades económicas”, afirmou.
 
Brito e Abreu anunciou ainda a possibilidade de alunos deste mestrado estagiarem em organismos da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.
 
À margem da sua intervenção, o Secretário Regional do Mar reiterou que o diploma relativo à aplicação da Lei de Bases do Ordenamento e de Gestão do Espaço Marítimo, aprovado, em janeiro, em Conselho de Ministros, “é inconstitucional e ilegal” porque “viola princípios que estão prescritos na Constituição da República e no Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma dos Açores”.
 
Segundo Brito e Abreu, a legislação aprovada “permitiria que o Conselho de Ministros revertesse decisões tomadas pela Assembleia Legislativa Regional no uso dos seus poderes constitucionais, como, por exemplo, a designação de áreas marinhas protegidas”.
 
Em janeiro, o Governo dos Açores admitiu pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma relativo à aplicação da Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo, caso o Presidente da República não o faça.

Audio

2015.03.06-SRMCT-DiplomaLeiBases.mp3 

2015.03.06-SRMCT-MestradoOrdenamentoEspacoMaritimo.mp3

Outras Imagens
3859.jpg / 38591.jpg
Autor: GaCS/GM

Numero de Visitantes
  1023748  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE