Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Faial 20-05-2015

“Campanhas públicas de limpeza vão permitir recolha de dados sobre lixo marinho”, afirma Filipe Porteiro


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar salientou hoje, na Horta, que “é importante que as pessoas percebam que muito do lixo que produzem acaba no mar com um impacto direto na qualidade ambiental”.

Filipe Porteiro falava à margem de uma ação de limpeza costeira que assinalou no Faial o início da campanha 'Açores Entre Mares 2015', que decorre em todas as ilhas do arquipélago com várias atividades.

O Diretor Regional considerou que esta ação de limpeza, que envolveu cerca de três dezenas de pessoas, teve um “balanço positivo”.

A operação de limpeza incidiu num trecho de costa em Entre Montes, na ilha do Faial, e contou com a participação dos alunos da Escola Profissional da Horta.

Para além desta ação de limpeza, durante a manhã os Vigilantes da Natureza das ilhas do Faial e Pico receberam formação para poderem implementar o programa de monitorização das campanhas públicas de limpeza de lixo marinho.

“Este programa vai ser implementado na Região permitindo a partir de agora obter informação útil sobre as quantidades de lixo recolhidas”, destacou Filipe Porteiro.

'Lixo Zero no Mar dos Açores' é o tema da campanha deste ano que pretende sensibilizar as pessoas para o problema o lixo marinho.

“Este é um problema global que está na ordem do dia” afirmou Filipe Porteiro, acrescentando que “cerca de 80% do lixo marinho tem origem terrestre”.

O programa de monitorização de lixo marinho vai permitir, segundo o Diretor Regional, obter “informação útil” para responder às exigências da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, “que pretende alcançar um bom estado ambiental das águas marinhas europeias até 2020”.

Filipe Porteiro explicou que “o objetivo é que o lixo marinho em 2020 não afete negativamente os habitats e os ecossistemas marinhos”, salientando que o Governo Regional está empenhado em mitigar o problema do lixo marinho nos Açores.

“Os Açores estão na periferia leste do giro tropical do Atlântico Norte e, por isso, o problema do lixo global também se faz sentir nas nossas ilhas”, afirmou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar.

Clique aqui para aceder ao audio.

Clique aqui para aceder ao audio_1

Outras Imagens

42892.JPG / 42891.JPG

Autor: GaCS/GM

Numero de Visitantes
  1017529  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE