Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Lisboa 04-06-2015


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Lisboa, que “os Açores têm um papel determinante no desenvolvimento da 'economia azul' no país e na União Europeia”.

Fausto Brito e Abreu falava na abertura do Pavilhão dos Açores no 'Blue Business Forum', evento realizado no âmbito da 'Blue Week', dedicado a empresas e instituições de todo o mundo relacionadas com a economia do mar.

“Os Açores são a região mais oceânica de Portugal”, frisou o Secretário Regional do Mar, considerando, por isso, que “faz todo o sentido” o arquipélago marcar presença no evento com um espaço que “permita promover o enorme potencial da Região para o 'crescimento azul'”.

Brito e Abreu referiu que, para além das atividades tradicionais ligadas ao mar, “os Açores estão a apostar no desenvolvimento de novas atividades económicas, como a aquacultura, a biotecnologia marinha ou a exploração de recursos minerais marinhos”.

Nesse sentido, apontou a iniciativa do Governo Regional de encomendar um estudo à Universidade dos Açores sobre as zonas com alto potencial para aquacultura no arquipélago, que será disponibilizado a empresários que queiram investir na Região.

Fausto Brito e Abreu lembrou ainda um pacote de incentivos para atrair aos Açores investidores nacionais e internacionais na área da biotecnologia marinha, nomeadamente um quadro fiscal favorável para empresas que criem postos de trabalho na Região, uma linha de financiamento de projetos de investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, e um quadro jurídico adequado e procedimentos de licenciamento agilizados, incluindo legislação pioneira sobre acesso e partilha de benefícios dos recursos genéticos.

O governante referiu também que os Açores têm apostado na investigação científica dirigida ao mar, destacando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo IMAR/DOP, “um centro de investigação que está no 'top 20' mundial em publicações sobre mar profundo”.

O Secretário Regional do Mar defendeu ainda a criação de uma estratégia de valorização do pescado, lembrando que o peixe dos Açores “é de excelente qualidade e é pescado de uma forma artesanal e sustentável”.

Nesse sentido, destacou a ‘Marca Açores’ enquanto selo de qualidade, “podendo funcionar como um fator de valorização comercial”.

A 'Blue Week', decorre em Lisboa até 6 de junho e pretende projetar o país e os assuntos do mar a nível internacional.

O evento inclui a World Ocean Summit, organizada pela revista The Economist, que reúne representantes dos principais países marítimos, uma feira internacional que visa potenciar a economia azul e uma reunião ministerial onde serão discutidos temas como a governança mundial do oceano, os instrumentos financeiros para impulsionar a economia do mar ou o planeamento e gestão do espaço marítimo.

O Pavilhão dos Açores pretende promover as atividades tradicionais e emergentes da 'economia azul' na Região através da presença de stands de cerca de uma dezena de empresas a operar no arquipélago.

Durante o 'Blue Business Forum' estão programadas sessões para divulgar as capacidades das instituições de investigação científica regionais em áreas ligadas ao mar, apresentações por parte de empresas e sessões informativas sobre os mecanismos em vigor na Região para incentivo ao investimento.

2015.06.04-SRMCT-EventosCientíficosAçores.mp3
2015.06.04-SRMCT-PavilhãoAçoresBlueWeek.mp3

 

Anexos
4387.jpg / 4388.jpg
Autor: GaCS/GM

Numero de Visitantes
  1023790  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE