Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

São Jorge 21-04-2015


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, nas Velas, que a videovigilância vai ter “um contributo muito importante na salvaguarda de algumas áreas marinhas que estão interditas à pesca” nos Açores.

Fausto Brito e Abreu, que falava segunda-feira, à margem de uma reunião com a Associação de Pescadores de São Jorge, salientou que o Governo dos Açores está a estudar as condições técnicas para serem instaladas câmaras de videovigilância em alguns locais, como as Formigas, a Maia, em Santa Maria, e a Fajã de Santo Cristo, em São Jorge.

“A Inspeção Regional das Pescas irá fazer as primeiras experiências com câmaras de videovigilância de alta definição e com visão em infravermelho, para imagens noturnas, nas ilhas de São Jorge, Santa Maria e São Miguel”, disse Brito e Abreu.

O Secretário Regional frisou que “é preciso aumentar o esforço de fiscalização das áreas marinhas protegidas da Região para desencorajar a pesca ilegal”, acrescentando que já foram instaladas câmaras no Porto de Rabo de Peixe que podem ser “utilizadas para detetar descargas não declaradas de pescado".

Segundo Brito e Abreu, o encontro com a Associação de Pescadores de São Jorge serviu para preparar o Conselho Regional das Pescas, agendado para 30 de abril, e para se inteirar das preocupações dos profissionais da pesca jorgenses, que incluem a necessidade de melhorar o entreposto frigorífico das Velas e a gestão de espécies com quota na Região.

“Os pescadores, durante a reunião, defenderam a gestão de quotas por ilha e pediram o reforço da fiscalização das pescas”, afirmou.

A gestão da quota do goraz, a possibilidade de criar um período de defeso para esta espécie e a necessidade de se regulamentar a pesca lúdica na Região foram outros dos temas debatidos nesta reunião.

Audio:

2015.04.20-SRMCT-ReuniãoPescadoresSãoJorge.mp3

2015.04.20-SRMCT-Videovigilância.mp3

Outras Imagens
4088.JPG
Autor: GaCS/GM/SC

Numero de Visitantes
  1023855  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE