Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Faial 17-11-2014

Fausto Brito e Abreu faz balanço "muito positivo" da Campanha SOS Cagarro 2014


O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia participou hoje, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, no evento que marcou o fim da Campanha SOS Cagarro 2014.
 
Fausto Brito e Abreu afirmou que esta iniciativa “prestigia a Região porque é uma boa prática de conservação da natureza e de educação ambiental, com cerca de 20 anos de existência, cujo balanço tem sido muito positivo”.
 
O Secretário Regional do Mar referiu que as políticas regionais de defesa do ambiente marinho “têm contribuído para que os Açores sejam considerados um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo”.

O governante sensibilizou os alunos para a importância da Campanha SOS Cagarro, frisando que “os Açores têm uma responsabilidade especial na conservação desta espécie porque é aqui nas nossas ilhas que se reproduzem cerca de dois terços da população mundial de cagarros”.

“É uma espécie muito característica da nossa Região que, historicamente, os pescadores aprenderam a usar para detetar a localização de cardumes de peixe”, afirmou.

A Campanha SOS Cagarro, que se realiza desde 1995, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, que todos os anos permite salvar milhares de juvenis desta espécie.

Durante a campanha foram tomadas medidas para a redução da iluminação pública, principalmente nos locais identificados em anos anteriores como sendo os mais críticos, nomeadamente campos de jogos e portos de pescas.
 
Este ano, pela primeira vez, realizou-se um curso de formação de anilhadores nas ilhas da Terceira, Flores e São Miguel.

Na Campanha SOS Cagarro 2014, em que estiveram envolvidos cerca de 315 parceiros e 2.500 voluntários, foram salvas 2.600 aves juvenis.

Clique aqui para aceder ao audio.

Outras Imagens
3443.jpg / 3444.jpg
Autor: GaCS/GM

Numero de Visitantes
  1023699  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE