Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 19-05-2014

Prémios LIDE Mar distinguem Açores como representantes da excelência e do mérito no mar


O Comité LIDE Economia do Mar distinguiu o mérito e a excelência do trabalho desenvolvido nos Açores com a atribuição dos prémios ‘LIDE Preservar Mar 2014: Áreas Marinhas Protegidas nos Açores’ e 'LIDE Conhecimento Mar 2014: Campus da Horta da Universidade dos Açores', que vão ser entregues a 31 de maio numa cerimónia com o alto patrocínio do Presidente da República, no Pátio da Alfândega do Porto.

Este comité é um grupo especializado do LIDE Portugal - Grupo de Lideres Empresariais, que tem como principal objetivo perspetivar a economia do mar como um todo e promover, paralelamente aos seus usos tradicionais, novos usos para gerar, de forma sustentável, uma forte base produtiva, geradora de emprego e de bem-estar diferenciadora no contexto internacional.

Para o Presidente do Comité LIDE Economia do Mar, Miguel Marques, “os vencedores dos Prémios LIDE Mar 2014 são dignos representantes da excelência e do mérito no mar”.

O ‘Prémio LIDE Preservar Mar 2014: Áreas Marinhas Protegidas nos Açores’ é atribuído ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da gestão do Parque Marinho dos Açores e dos Parques Naturais de Ilha, em prol da preservação dos ecossistemas e recursos marinhos do arquipélago.

Esta rede inclui um total de nove reservas naturais, seis áreas protegidas para a gestão de habitats e espécies e 30 áreas protegidas para a gestão de recursos.

O Comité LIDE Economia do Mar reconhece que os Açores, através das suas Áreas Marinhas Protegidas, “têm sido pioneiros na forma de preservar os recursos do mar, o que implica uma maior responsabilidade e visibilidade nacional e internacional”.

De acordo com o Comité, um dos exemplos “de reconhecimento internacional de preservação ambiental é o facto de três das ilhas estarem integradas na rede mundial de Reserva da Biosfera da UNESCO”.

“A atitude de procura de consensos, que se pretende permanente, tem levado a cooperações pontuais entre decisores públicos, cientistas e empresas que operam no mar, com vista a serem tomadas as melhores decisões em termos de sustentabilidade ambiental, económica e social”, acrescenta o comité.

Relativamente ao Campus da Horta da Universidade dos Açores, que inclui o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Centro do Instituto do Mar na Universidade dos Açores, o Comité LIDE Economia do Mar destaca que cerca de 90 cientistas se dedicam ao estudo do oceano profundo, das pescas, das áreas marinhas protegidas, da conservação e valorização da biodiversidade marinha e da ecologia espacial de grandes migradores oceânicos.

As atividades de investigação sobre fontes hidrotermais, montes submarinos e a ecologia de populações de cetáceos e outros grandes migradores, conduzidas neste Campus da Universidade dos Açores, tornam-na na avaliação deste Comité “a entidade líder em Portugal no contexto da ecologia do mar profundo e espaços oceânicos, e um dos principais players científicos a nível internacional”.

Mais informação sobre os Prémios LIDER Mar 2014 pode ser consultada em http://premioslidemar.com/pt/

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  777269  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE