Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 17-05-2014

Identificadas 60 águas balneares de excelência nos Açores


A lista de águas balneares identificadas como de excelência para a época balnear de 2014 foi aprovada e publicada após uma participada consulta pública, integrando este ano 60 zonas balneares em toda a Região, mais duas do que em 2013, Ribeira dos Pelames e Morroque, no concelho da Povoação, em São Miguel.

As águas balneares agora identificadas apresentam uma qualidade ambiental de excelência, atestada pelos resultados do programa de monitorização da qualidade obtidos na época balnear anterior, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, e confirmada pelo parecer da autoridade local de Saúde.

Estas zonas, identificadas pelo seu perfil, devem ser submetidas a identificação durante, pelo menos, cinco épocas balneares consecutivas.

Assim, as entidades gestoras devem assumir o compromisso de garantir a manutenção de condições de usufruto da água balnear ao longo dos anos, nomeadamente em termos das infraestruturas e de qualidade ambiental, para que os banhistas possam usá-las em segurança.

A não identificação de uma zona como água balnear não significa que essa zona não reúne qualidade suficiente para a prática balnear, mas que não foram desencadeados pelas entidades gestoras os procedimentos necessários e previstos na legislação regional que transpõe a Diretiva Europeia que estabelece as regras para o regime jurídico de identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares, assim como da prestação de informação ao público sobre as mesmas.

A pretensão de identificar águas balneares pelas autarquias competentes deve ser comunicada à Direção Regional dos Assuntos do Mar que disponibilizará todo o apoio para despoletar o processo.

A Lista de Águas Balneares e a respetiva época balnear, entre 1 de junho e 30 de setembro, podem ser consultadas em http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-mar/conteudos/livres/Aguas+Balneares+-+Acores+2014.htm

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1017276  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE