Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 23-05-2014


O Diretor Regional dos Assuntos do Mar destacou a quantidade invulgar de espécies marinhas registadas este ano no mar dos Açores, considerando um sucesso a saída ao mar promovida no âmbito da campanha 'Açores Entre-Mares' para avistar baleias-de-barbas.

“Este ano é invulgar por estarmos a ser visitados por uma grande quantidade de baleias-de-barbas, as grandes espécies marinhas que, durante a sua longa migração de primavera, entre os trópicos e o breve estio nas zonas frias dos mares do Norte, param nos Açores para se alimentarem e ganharem forças para continuarem rumo a norte”, afirmou Filipe Porteiro, no final da saída ao mar, realizada quinta-feira no canal entre o Pico e o Faial.

As baleias azuis, as baleias comuns e os cachalotes são alguns dos ícones da campanha ‘Açores Entre – Mares’ 2014, tendo sido observadas durante esta iniciativa destinada a divulgar e promover as atividades marítimo-turísticas nos Açores, em que participaram o fotógrafo de vida marinha Nuno Sá e empresários do setor.

Filipe Porteiro salientou que se pretendeu com esta ação “promover o mar, as suas espécies, habitats e ecossistemas e a potencialidade socioeconómica que estes recursos naturais representam”.

“Hoje, as atividades marítimo-turísticas são centrais para o desenvolvimento dos Açores, pela oferta de ecoturística única, com um impacto socioeconómico crescente e diferenciador, e também pelo seu papel na sensibilização dos utentes para os valores ambientais e para a necessidade de os promover”, afirmou o Diretor Regional.

Para Filipe Porteiro, “o turismo costeiro e marítimo é uma das cinco áreas da economia do mar com maior potencial de crescimento", assegurando que "os Açores estão atentos a esse potencial”.

“As atividades marítimo-turísticas estão em crescente em todas as suas vertentes e em todas as ilhas, as empresas estão funcionar com a qualidade exigível para que o produto que oferecem seja reconhecido pelos mercados mais exigentes, em sintonia com as linhas reguladoras necessárias que garantem a segurança dos utentes e empresas e o bem-estar das espécies e habitats que suportam a atividade”, afirmou.

A quinta edição da campanha ‘Açores Entre-Mares’, uma iniciativa do Governo dos Açores promovida através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, decorre até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, estando previstas cerca de 50 ações em toda a Região para mobilizar a sociedade para o conhecimento, preservação e promoção do Mar dos Açores.

Nas próximas três semanas, sob o tema ‘Baleias, Golfinhos e Tubarões’, vão decorrer inúmeras iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades públicas e privadas, entre as quais observações de cetáceos, visitas a áreas protegidas, palestras, tertúlias, exposições, limpezas subaquáticas e de orla costeira, regatas, passeios marítimos e sessões de cinema.

 

Outras Imagens
2551.jpg
Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  779046  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE