Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Horta 02-09-2013

Tartaruga marinha Caretta caretta salva pelo Parque Natural de Santa Maria


Uma tartaruga marinha, da espécie Caretta caretta, foi devolvida com sucesso ao mar, no dia 24 de agosto, depois de ter estado dez dias entregue aos cuidados do Parque Natural de Santa Maria devido a ferimentos na carapaça e no bico, resultantes do embate com a hélice de propulsão de uma embarcação.

Após diagnóstico realizado pelo Veterinário do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria e pela técnica do Parque Natural, da área da Biologia Marinha, os ferimentos foram controlados e tratados para que o animal tivesse o maior conforto.

Com constante hidratação, tratamento e alimentação, o animal regenerou os tecidos e recuperou das feridas, com adaptação ao meio aquático de forma gradual.

De salientar a cooperação e colaboração do Clube Naval de Santa Maria, pela cedência do local para recuperação, assim como de todas as empresas marítimo-turísticas e de uma peixaria local na alimentação desta tartaruga.

O exemplar, marcado com a placa A6418, foi liberta na Costa Sudeste com mergulho e natação imediata.

Este é um exemplo de sucesso de recuperação de um animal marinho que se encontra ameaçado e protegido por diversas convenções internacionais. Sem os cuidados e a dedicação dos técnicos do PNI de Santa Maria este não teria sobrevivido. Felizmente tem-se vindo a notar que a sociedade Açoriana está cada vez mais desperta para situações de promoção efetiva da conservação de espécies ameaçadas pelas atividades marinhas.

Autor: DRAM/AFS

Numero de Visitantes
  1017325  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE