Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  RACA  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas
 
 


  
 



 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Contratação Pública
 

Horta 16-11-2013

Mais de uma tonelada de pneus retirada do fundo do mar numa ação de limpeza no porto da Horta


Mais de uma tonelada de pneus (1.200 kg) foi hoje retirada do fundo do mar, numa ação de limpeza no interior do porto da Horta, nos Açores, que contou com a colaboração de cerca de 150 voluntários.

A iniciativa, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) e pela Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (Açores), decorreu junto ao cais de controlo da Marina da Horta, uma das mais movimentadas do país, por onde passam anualmente mais de um milhar de embarcações de recreio.

"Foi a primeira vez que fizemos uma limpeza nesta zona do porto", explicou Carla Dâmaso, do OMA, em declarações à Comunicação Social no final dos trabalhos, realçando que muito do lixo retirado do fundo do mar revela a sua longevidade.

Ao todo foram retirados do fundo do mar, numa área de apenas 200 m2, 62 pneus, com um peso aproximado de 1.200 kg, 100 kg de garrafas de vidro que serão recicladas, 130 kg de metal e 200 kg de lixo indiferenciado.

Destaque também para outros artigos encontrados no mesmo local, em menor quantidade, mas que são pouco comuns em ações como esta, como foi o caso de várias taças de champanhe e de uma arma de fogo.

Carla Dâmaso entende que estas ações de limpeza, que são organizadas todos os anos, devem ser alvo de um levantamento geral, não só do lixo encontrado no porto da Horta, mas também de outras ilhas.

Filipe Porteiro, diretor regional dos Assuntos do Mar, também presente nesta ação de limpeza, lembrou que esta "é uma tarefa interminável", embora reconheça que cada vez mais os cidadãos estão despertos para a necessidade de proteção ambiental.

A ação de limpeza realizada no porto da Horta, designada por "Limpa a Fundo", contou com o apoio da Câmara Municipal da Horta, da Universidade dos Açores, da Portos dos Açores, SA e de várias empresas ligadas à atividade marítima.

Autor: RF/SMA LUSA

Numero de Visitantes
  1022813  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROJETOSLEGISLAÇÃOCAMPANHASLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE