Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
Contas de Gerência
 

Horta 21-03-2013


Uma baleia-comum, com 12 metros de comprimento e um peso estimado de 15 toneladas, deu à costa no Cais do Mourato, na Ilha do Pico, ao final da tarde de quarta-feira, revelou a Direção Regional dos Assuntos do Mar.

O animal, pertencente ao grupo das baleias-de-barba, apesar de ser um espécimen com um tamanho apreciável, era ainda um jovem, dado que os adultos desta espécie têm habitualmente entre 18 a 22 metros.

Os trabalhos de análise e de encaminhamento do animal serão dirigidos pelo Parque Natural da Ilha do Pico e integrados na Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores.

"Apesar do arrojamento de baleias-de-barba ser raro nos Açores, este acontecimento isolado e no meio de dias tempestuosos tem de ser considerado normal. Apesar disso, serão recolhidos indícios que possam apontar a causa de morte, para que fique afastada qualquer hipótese de anomalia ambiental", disse o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos.

Este é o segundo maior animal da Terra, apenas batido pela baleia-azul, podendo os maiores indivíduos atingir 26 metros de comprimento.

O seu mergulho atinge vulgarmente os 230 metros de profundidade, em apneias de 5 a 15 minutos.

Frederico Cardigos frisou que, "apesar do drama inerente à morte de um animal com este esplendor, o aspeto positivo é que assim confirmamos a presença destas espécies nos Açores, mesmo no período de final do inverno".

Outras Imagens

Foto.jpg / Foto_1.jpg / Foto_2.jpg / Foto_3.jpg

Autor: GaCS/DRAM - Fotografias: Conceição Humberto (direitos reservados)

Numero de Visitantes
  760771  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE