Instrumentos Gestão  |  Licenciamentos  |  Domínio Público Marítimo  |  Intervenções  |  Atividades Marítimas  |  Zonas Balneares  |  Quality Coast  |  Biodiversidade Marinha  |  Áreas Marinhas







 

Contas de Gerência


Contratação Pública




Destaques
 
Águas Balneares | Açores 2014
 Mais »
Parque Marinho dos Açores
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
23 outubro 2019
Em Consulta Pública: Avaliação do estado...
Consulta Pública das águas balneares a i...
Contratação Pública
 

Ponta Delgada 14-06-2013


O Secretário Regional dos Recursos Naturais enalteceu hoje, na Praia do Fogo, em São Miguel, os esforços conjuntos desenvolvidos pelos poderes regional e autárquico no sentido de criar condições para que as zonas balneares dos Açores possam ostentar galardões nacionais e internacionais que reconhecem a sua qualidade e segurança.

Luís Neto Viveiros, que falava no final da cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul e da “Praia Acessível”, que considerou “simples, mas muito significativa”, destacou “uma série de esforços” que possibilitaram criar “principalmente, condições de segurança” para quem visita esta praia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação.

O Secretário Regional aproveitou a ocasião para percorrer o acesso construído ao longo do areal, no sopé do talude da Praia do Fogo, que foi intervencionado pelo Governo dos Açores com o objetivo de resolver o problema de instabilidade provocado pela erosão.

Após a conclusão desta obra, que representou um investimento global de cerca de 800 mil euros, verificou-se um relevante aumento da área do areal da praia, que passou agora a ter também condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto “Praia Acessível – Praia para Todos” teve início em 2004, tendo sido alargado aos Açores em 2005 e, desde então, o número de candidaturas apresentadas pelas autarquias tem vindo a aumentar todos os anos.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que está a ser desenvolvido em coordenação interinstitucional de vários intervenientes, entre os quais a Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, mas também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

As 27 zonas balneares dos Açores que se candidataram este ano ao galardão da Bandeira Azul foram todas aprovadas pelo Júri Internacional deste certificado de qualidade ambiental, que distingue em particular o esforço de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho e costeiro.

 

Clique aqui para aceder ao audio.

Outras Imagens
1143.jpg / 1144.jpg
Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  775786  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  

  










       

 

HOMEMISSÃOPROGRAMAS E AÇÕESLEGISLAÇÃOEVENTOSLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE